Pronunciamento

LUIZ FERNANDO CARDOSO - 003ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 15/04/2015
O SR. PRESIDENTE (Deputado Valmir Comin) - Ainda no horário de Explicação Pessoal, como o último orador é o deputado Luiz Fernando Vampiro, por até dez minutos.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Sr. presidente, gostaria de cumprimenta-lo e cumprimentando v.exa., cumprimento os demais deputados aqui participantes, com exceção do deputado Kennedy Nunes, que é do norte de Santa Catarina, mas 50% da bancada do sul está aqui. Cumprimentar também o público que nos acompanha e os servidores, eu queria aqui relatar alguns assuntos importantes que são de ordem obviamente nossa, do sul de Santa Catarina.
Primeiro, gostaria de falar de uma situação muito importante da solução dada efetivamente aos avanços que tivemos nos quesitos mobilidade urbana no sul de Santa Catarina.
Na segunda-feira, dia 27 de abril, começa o mais esperado, o mais lendário voo de Santa Catarina que é o voo do aeroporto Humberto Bortoluzzi, da cidade de Jaguaruna, concebido há três anos, que até então não tinha qualquer tipo de operação regular naquele equipamento aeroviário. Então, a partir de segunda-feira, do dia 27, terá efetivamente a sua estreia no cenário comercial tendo dois voos, um às 13h, indo à capital paulista, no aeroporto de Congonhas, e outro retornando às 15h, de Congonhas para o aeroporto de Jaguaruna.
Isso será muito importante e significante para os 48 municípios do sul de Santa Catarina, para os quase 900 mil habitantes. Principalmente, quero relatar, sr. presidente deputado Valmir Comin, que teve um lançamento da empresa TAM e comercial, na semana passada, na cidade de Criciúma e já vendemos mais de 3.500 passagens. Isso mostra efetivamente a carência da região para o aeroporto de Congonhas.
Nós temos também e garantimos mais uma situação relativa a manutenção da Infraero por mais um ano para os estudos que fizemos nessa região para que continuamos também com o voo da Azul para Campinas, aeroporto Viracopos, muito importante para a ramificação dos voos da empresa Azul para todo o país.
Então, será muito importante para o sul de Santa Catarina a manutenção desses dois equipamentos intermodais aeroviários.
Quero também reforçar o que sempre falo desta tribuna, ou seja, o sul de Santa Catarina não tem o direito de perder mais nada e, sim, de adquirir. E a partir deste momento, com a junção dos esforços do governador Raimundo Colombo, do ministro da Aviação Eliseu Padilha, dos deputados, aqui faço um relato muito forte à antiga bancada que aqui esteve, mas a atual da bancada legislativa do sul de Santa Catarina, dos oito deputados que estão em conjunto lutando por uma bandeira muito importante e significativa para a região.
O Sr. Deputado Kennedy Nunes - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Concedo um aparte ao deputado Kennedy Nunes.
O Sr. Deputado Kennedy Nunes - Eu não poderia deixar de falar sobre isso, deputado Luiz Fernando Vampiro, parabenizar pelo seu pronunciamento, e dizer que é de extrema importância esse aeroporto que passa a ser o sexagésimo sétimo aeroporto do Brasil. Vemos o tamanho de um país continental e temos só 66, agora com o aeroporto de Jaguaruna, a cidade de minha mãe, será o aeroporto de n. 67. Como v.exa. disse: muita gente preferiria ir a Porto Alegre embarcar no Salgado Filho para não pegar o estresse da Via Expressa, da ponte, entrar na Ilha e ir até o aeroporto de Florianópolis.
Então, agora com essa potencialidade que temos em Jaguaruna vai ajudar e muito e passar a ser, até porque pela localidade, bem melhor em relação à neblina, vento e tudo mais, porque aqui há problema do vento no inverno, principalmente no aeroporto de Florianópolis. E em Jaguaruna vai passar a ser um aeroporto para descida de muita gente que não conseguia descer em Florianópolis por questões climáticas que acaba descendo lá e fica perto.
Então, parabéns por esta questão estratégica de colocar na cidade de Jaguaruna esse aeroporto.
Obrigado, pelo aparte.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Muito obrigado, deputado Kennedy Nunes, que é um deputado por toda Santa Catarina, mas tem uma atuação muito forte, familiar no sul de Santa Catarina. É um deputado muito atuante que nos auxilia e nos ajuda nesse sentido.
Gostaria de falar a respeito da agenda que fiz ontem com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, com o então presidente da Casan, Valter José Gallina, com os deputados José Milton Scheffer e José Nei Ascari, no sul de Santa Catarina, onde estivemos fazendo algumas ações importantes.
Eu sempre digo que água é fundamental para a nossa subsistência, sobrevivência. E ontem nós levamos ao município de Ermo, uma região que não existia qualquer tipo de água encanada em seus 39 anos de emancipação político-administrativa.
Inauguramos uma ETA, Estação de Tratamento de Água, na cidade de Turvo, e essa cidade possibilitou que fizesse uma rede de mais nove quilômetros para o município de Ermo. Inauguramos ontem tanto a ETA de Turvo, água canalizada, cristalina no município de Ermo. Também fizemos uma ação no município, que é a terra natal do deputado Valmir Comin, que preside esta sessão.
O deputado Valmir Comin sabe que a barragem do Rio São Bento foi fundamental e necessária para que a água potável chegasse a milhares e milhares de consumidores no extremo sul e no sul de Santa Catarina. É uma ação muito importante, só que uma comunidade ao lado da barragem do Rio São Bento, a comunidade de Rio Jordão, não tinha água encanada. Pasmem! Mas parece um caso surreal: do lado de uma barragem, não tinha água encanada!
Ontem também numa ação da Casan, com o prefeito Hélio César, o alemão, de Siderópolis, fizemos a inauguração da água encanada chegando até o município de Rio Jordão.
Gostaria de fazer o esclarecimento e agradecer ao governador João Raimundo Colombo, ao presidente da Casan, Valter José Gallina, ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira, ao deputado José Nei Ascari, ao deputado José Milton Scheffer, junto com este que fala representando, obviamente os outros cinco deputados cumprindo agenda, como a do Hospital São José, tão importante quanto.
Vou aproveitar os três minutos que me restam para falar um pouco da serra também, porque no final do mês passado, deputado Kennedy Nunes e deputado Cleiton Salvaro, estive na comunidade de São Joaquim participando da II Vindima, que é a festa da colheita da uva que movimentou todo o planalto serrano.
Além de São Joaquim, vinícolas de Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias, Água Doce. Também participamos do evento que, segundo os organizadores, atraiu mais de 10 mil turistas. Com mais de 20 atrações artísticas e culturais, como o ballet Bolshoi. Enfim, foram quatro dias de festa e de alegria, mas principalmente destacando a região como um importante centro produtor de uvas e vinhos finos de altitude no país.
Somente em 2014, mais 1,5 milhão de toneladas de uvas de altitude foram colhidas. Na safra desde ano, em razão do bom tempo, houve um incremento de 25% na produção das uvas cabernet sauvignon, merlot, chardonnay e sauvignon Blanc.
Vale informar que o nosso estado tem se destacando em vinhos de altíssima qualidade. É importante dizer dos empreendedores que lá fazem daquela região uma transformação artística cultural dos investimentos que o governador Raimundo Colombo vem fazendo em mobilidade urbana, principalmente nos acessos, mas também convênio com o prefeito Humberto Brighenti para revitalizar a tão sonhada São Joaquim ser um exemplo de Gramado.
Tive a oportunidade de visitar várias vinícolas, mas uma me chamou a atenção que foi a Carol, na Vinícola Monte Agudo. Nós, além de degustarmos bons vinhos, almoçamos lá, o prato de entrada foi carpaccio de frescal da serra, do Frigans, do Toti e do Lauro Zandonai, o prato principal foi um carreteiro com pinhão e a sobremesa uma torta de maçã.
Isso mostra que estão agregando valor à cultura e à culinária local com vinhos, mas também estão levando tudo da casa, da região, obviamente fazendo com que a receita e a renda girem em torno do município, e há um crescimento muito significativo nesse sentido.
Por isso, gostaria de parabenizar todo o planalto serrano por essa festa e dizer da importância significativa, não só agora São Joaquim como a capital nacional da produção de maçã, safra essa que também começou a ser colhida nesta semana, mas como uma grande capital mundial dos vinhos de altitude com qualidade, com quantidade, e isso é muito importante para a nossa região, levando uma melhor qualidade de vida para o povo serrano.
Então, dizer parabéns àqueles que estão imbuídos na melhoria da qualidade de vida de São Joaquim, da água para o nosso extremo sul de Santa Catarina e o nosso aeroporto. E dizer que estamos aqui com uma pauta efetivamente positiva nessa linha. Obviamente, temos outras questões a serem discutidas, como o Hospital São José, onde o deputado Cleiton Salvaro, o deputado Ricardo Guidi, assim como outros deputados estiveram lá e estão irmanados conosco na solução.
Muito obrigado, sr. presidente!