Pronunciamento

LUIZ FERNANDO CARDOSO - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/05/2015
O SR. PRESIDENTE (Deputado Aldo Schneider) - Convido, agora, o eminente deputado Luiz Fernando Vampiro para fazer uso da palavra, por até dez minutos.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Boa tarde à todos os presentes!
Quero reforçar obviamente tudo o que já foi dito com relação ao ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Elegi-me vereador em Criciúma em 2008 e com apenas três meses de mandato de vereador fui convidado para ser secretário do Desenvolvimento Regional. Quando soube que meu apelido era Vampiro, pensou em mudar de opinião e aí o Eduardo Pinho Moreira entrou em cena e fez uma articulação para que não fizesse a revogação da minha nomeação. O Eduardo então me disse: "Vampiro, tens que preparar uma boa posse, o homem está meio arredio." Pedi a minha assessora para que convidasse todos os meus eleitores para a posse. E foi um dos maiores eventos de posse de secretário do Desenvolvimento Regional, com mais de 700 pessoas.
Quando o Luiz Henrique da Silveira chegou, se espantou com tanta gente. Ele estava meio assim comigo, mas aí já começou a sorrir. O Eduardo Pinho Moreira tinha dito para que colocasse no evento uma atração artística, cultural. Trouxe o coral do bairro da Juventude, uma menina que tocava piano. E ele saiu de lá maravilhado.
Eu pensei: agora que a posse foi boa, vamos poder conversar. Mas quando entrei no carro para levá-lo até o aeroporto, ele começou a dormir. Achei que fosse dizer alguma coisa. Eu, ansioso, querendo falar, e ele dormindo. Pedi ao motorista passar pelo anel do contorno viário, uma obra que está começando, para que de repente pudesse vê-la. Mas o homem estava dormindo e eu já estava quase dormindo também. De repente ele pergunta: "Luiz Fernando, que empresa é essa?" Levei um susto, coincidentemente sabia o nome da empresa. Nunca vou esquecer. Era uma empresa nova, não havia outdoor ainda, mas dei as explicações. Ele disse: "É isso aí, você tem que estar conectado com as ações de desenvolvimento econômico".
O deputado Jean Kuhlmann fala que ele deu um novo norte a Blumenau, com a Vila Germânica, o centro de eventos Cau Hansen, e em Criciúma não foi diferente, com o Centro de Eventos José Ijair Conti. Não tive uma relação tão próxima com ele, mas fui secretário por dois anos e foi um aprendizado intenso.
O Sr. Deputado Romildo Titon - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Pois não!
O Sr. Deputado Romildo Titon - Agradeço, deputado.
Também quero fazer minhas as palavras de todos os colegas de bancada e dos outros partidos com relação a essa pessoa que deixa um legado político muito grande. Quero ser solidário à família, que sofre muito neste momento. O nosso partido, sem dúvida nenhuma, vai sentir muita falta desse líder que nos dava direção, rumo. No momento da dificuldade, ele estava presente, tanto para chamar a atenção quanto orientar. Fazia com que todos caminhassem juntos numa só jornada.
A minha região é muito grata ao Luiz Henrique da Silveira. Quando ele assumiu o governo, grande parte dos municípios da nossa região não tinham acesso asfáltico e ele promoveu que todos tivessem.
E uma das suas virtudes é que ele ajudava um município a construir uma ponte, mas queria estar presente na inauguração para poder apertar a mão do povo, apertar a mão daqueles que realmente sentiram o benefício daquela obra. Era um ginásio de esporte ou em qualquer escola que fizesse e lá estava o Luiz Henrique da Silveira. Foi o governo mais municipalista que conheci, e o governo mais presente perante a sociedade e, por isso, leva o carinho do povo catarinense e esse ensinamento que deu para todos nós.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Muito obrigado, deputado Romildo Titon!
O Sr. Deputado Gean Loureiro - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Pois não!
O Sr. Deputado Gean Loureiro - Muito obrigado, deputado Luiz Fernando Vampiro, por me conceder o aparte.
Obviamente que quero corroborar inicialmente com todos os colegas deputados, que se manifestaram a respeito da história que o senador, ex-governador, nosso líder maior deixou para todos nós.
Nós, da Grande Florianópolis, pudemos perceber que a descentralização fosse algo contra a capital, mas Luiz Henrique da Silveira conseguiu mostrar o inverso, a importância da descentralização para a capital e demais municípios ter a sua atividade característica e de todos poderem ser atendidos nos seus municípios.
Provavelmente, quando passamos pelo elevado do Itacorubi não lembramos que essa obra teve o apoio do Luiz Henrique da Silveira, e do senador Dário Berger, então prefeito que a executou. E quando passamos pelo elevado Francisco Dias Velho, não percebemos que também teve o dedo do senador em realizar aquela obra.
Mas o maior legado que ele deixa, além da sua conduta administrativa, obviamente é a sua conduta ética e moral, reconhecida por todos os partidos, com uma história de vida irretocável, deixa falta em todo o país num momento que tanto precisamos de liderança do naipe de Luiz Henrique da Silveira, para que pudesse realmente dirigir o Congresso Nacional como todos nós esperávamos.
Fica aqui o pesar à dona Ivete, à Márcia, especialmente ao Cláudio, filho do Luiz Henrique da Silveira, com o qual tenho uma relação de amizade, e a nossa homenagem em nome do Diretório Municipal, que eu presido do PMDB, e de todos os amigos. Nós efetivamente choramos no domingo, estamos agora enlutados e cada vez mais seguindo o exemplo que ele deixou.
Luiz Henrique da Silveira deixou a cartilha, e cabe a nós lermos e poder seguir, para fazer uma boa política, um bom combate e a política com "P" maiúsculo, muito obrigado.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO- Muito obrigado, deputado Gean Loureiro!
A Sra. Deputada Dirce Heiderscheidt - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Pois não!
A Sra. Deputada Dirce Heiderscheidt - Srs. deputados, sr. presidente, gostaria de me juntar a essa grande homenagem ao nosso querido senador Luiz Henrique da Silveira, e dizer que no domingo, dia dez de maio, às 15h15min nós choramos juntos, eu e meu marido, porque tínhamos uma ligação muito intensa com ele. Por quê? Durante oito anos ele foi o nosso grande orientador no município de Palhoça, foi o nosso pai, o nosso confidente, e juntos fizemos a transformação do município de Palhoça. Ele foi governador nesse período também e, por isso, queremos nos juntar as homenagens dos nossos colegas parlamentares e dizer: Luiz Henrique da Silveira descanse em paz, o seu legado ficará na história de Santa Catarina e do Brasil, a sua história é bonita, é uma história de vida e do bem. Que dona Ivete tenha a proteção de Deus e que conforte o coração dela e de seus familiares.
O SR. DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO - Muito obrigada, deputada Dirce Heiderscheidt.
Gostaria de fazer o registro, e cumprimentar especialmente ao presidente, deputado Aldo Schneider, pela ideia de fazer esta sessão em homenagem especial ao senador, e ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Foi muito proposital e interessante, pois mostrou na verdade a força que este homem público teve ao longo do seu mandato, com diversas bandeiras ideológicas e partidárias, vindo cada um fazer o seu registro, o seu momento de intimidade ou de passagem nesta vida pública com ele. Viva Santa Catarina que obviamente perde muito, mas que a partir deste momento ganha uma história e um legado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)