Pronunciamento

Luciane Carminatti - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/08/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Pronuncia a respeito da proposta do Ministro da Economia, Paulo Guedes, simplificando a cobrança de impostos sobre o consumo, livros, com alíquota única de 12% para todos os bens e serviços, entretanto exclui as entidades financeiras, com taxa reduzida pela metade. Diz ainda ser totalmente contrária ao plano de ação do Governo Federal no item distribuição de renda, pois não mexe no Imposto de Renda e no imposto sobre a propriedade, nem sobre as grandes fortunas.
Defende a ideia de que o povo brasileiro paga muito imposto, motivo fundamental para mudar a situação tributária vigente. Esclarece, ainda, que a carga tributária do país é menor do que a média dos países desenvolvidos, entretanto, aqui, rico paga pouco, o pobre e a classe média pagam muito.
Finaliza, defendendo a proposta dos trabalhadores, conforme Pacto Federativo, determinando que as receitas adicionais com a arrecadação de impostos sobre os mais ricos sejam repartidas com estados e municípios. [Taquígrafa: Elzamar]