Pronunciamento

Luciane Carminatti - 003ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 26/03/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Comunica sua participação no Seminário sobre Agrotóxicos nos Alimentos, na Água e na Saúde e demonstra sua preocupação quanto ao uso indiscriminado de substâncias que ocasionam efeitos danosos no ser humano.
Ao indagar o quanto de veneno se consome nos goles de água que se bebe diariamente, expõe dados técnicos por meio de exibição de vídeo, revelando um levantamento feito em 100 cidades catarinenses, identificando que 22 recebem água com algum tipo de agrotóxico. Faz um alerta quanto à contaminação que se está fazendo nas crianças, pois afirma que Santa Catarina tem a maior taxa de intoxicação por habitante e um quinto das vítimas são crianças e adolescentes. Também, discorre sobre alguns tipos de venenos usados na agricultura, entre eles o glifosato, que é o mais usado no Brasil durante a pulverização aérea, e que em muitos países é proibido, pois está relacionado a várias doenças, como o câncer, sobretudo o linfático.
Declara que está relatando um projeto de lei na comissão de Educação, Cultura e Desporto com a finalidade de proteger as crianças ao definir regras de segurança alimentar para a alimentação escolar. Também, cita a apresentação de um projeto de lei que visa proibir a pulverização aérea de agrotóxicos no estado catarinense, o qual se encontra na comissão de Constituição e Justiça. [Taquígrafa: Sílvia]