Pronunciamento

Luciane Carminatti - 022ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/03/2021
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Lastima a saída do Deputado José Milton Scheffer, que sempre manteve uma postura sensata e sincera no Parlamento Catarinense.
Faz um breve histórico do catarinense que deixou marcas na Educação, Ciência e Tecnologia, referindo-se ao biólogo Milton Divino Muniz, 81 anos, vítima de COVID-19, professor aposentado do Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética da Universidade Federal de Santa Catarina, lamentando profundamente a sua perda.
No segundo momento, relembra a sua fala da semana anterior sobre a estiagem no oeste catarinense, e dos recursos anunciados ao final de 2020 que não chegaram aos municípios mesmo com o decreto de calamidade e emergência. Diz que o Governo do Estado, na ocasião, anunciou R$ 50 mil às Prefeituras e três prioridades para o futuro de Santa Catarina, dentre elas o investimento em planejamento hídrico na ordem de R$ 1,7 bilhões.
Baseada no anúncio, diz que enviou à Comissão de Agricultura e Política Rural a convocação do Secretário da Agricultura e do Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável para informar aos trabalhadores, empresários e agricultores sobre o acesso ao planejamento que pretende suprir a falta de água nos próximos anos em Santa Catarina.
Registra que foi aprovada na comissão de Educação a realização de uma audiência pública virtual para discutir a vacinação dos trabalhadores em Educação, bem como o retorno às aulas remotas e presenciais, e todo o tema da volta às aulas com segurança. Além disso, informa que foi aprovada a indicação que solicita ao Governo medidas urgentes para aplicação de testes de Covid aos trabalhares na Educação e aos estudantes. Também cita que o Secretário da Educação comparecerá ao Parlamento nos próximos dias para anunciar como se dará a reorganização do setor de infraestrutura responsável pelas obras.
Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Igualmente, registra profundo respeito ao Deputado José Milton Scheffer, antes mesmo na liderança do Governo, pois traz consigo a bagagem da prefeitura do seu município, agregando muito a este Parlamento. Parabeniza-o, e afirma que na liderança não trabalhou apenas pelo Governo, mas por todos os catarinenses.[Taquígrafa: Elzamar]