Pronunciamento

Luciane Carminatti - 030ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/04/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Lembra que o dia 14 de abril, é dedicado ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva.
Menciona que grandes desigualdades raciais e étnicas estão presentes na formação do povo brasileiro, que produzem exclusão no processo educacional, em especial os homossexuais, as crianças em situação de abandono de rua, população indígena, negra e a população do campo.
Cita que não existe acessibilidade na maioria das escolas do estado, também faltam banheiros adaptados para alunos com deficiência. Comenta que o principal desafio é a reversão da Emenda Constitucional n. 95, que congelou investimentos públicos por 20 anos, para a educação, o desenvolvimento urbano, para a saúde, saneamento e destinação de créditos aos agricultores. Lamenta a profunda discriminação que tende a continuar. Critica também a alteração da redação final da nova base comum curricular, pois a mesma regride no processo de inclusão.
Finaliza afirmando que é preciso garantir a permanência de uma política de inclusão, porque temos que dar oportunidades de aprendizagem aos estudantes especiais e para aqueles que possuem adversidades. [Taquígrafa: Ana Maria]