Pronunciamento

Luciane Carminatti - 036ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/05/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Inicia o discurso, abordando o tema trazido pelo deputado Ricardo Alba. Comenta que as fotos exibidas no telão podem ser de manifestações em outros países. Afirma que não há garantia de que as fotos sejam de universidades brasileiras e comenta que, mesmo que fosse por exceções, não se pode justificar como regra.
Defende as políticas educacionais e enaltece o rendimento das universidades públicas nos setores da ciência, pesquisa e inovação. Relata um dado concreto sobre um ranqueamento dizendo que, entre as duas mil universidades brasileiras, apenas trinta estão igualadas às melhores universidades do mundo, sendo todas essas públicas.
Alerta os deputados para checarem suas fontes a fim de que se evite o compartilhamento de notícias falsas. Pede para que a Educação nacional seja defendida acima de governos e ideologias de partidos, e comenta que em nenhum outro país as universidades públicas são desmanteladas.
Relata que há nove anos vêm trabalhando na comissão de Educação, Cultura e Desporto para garantir avanços para a área, mas que recentemente está precisando trabalhar apenas para conter retrocessos, e informa que não admite o bloqueio de 30% de recursos nas instituições federais. Comenta que o governo está efetuando cortes, tanto na educação superior, quanto na básica.
Relembra que, no ano de 2015, muitos deputados votaram contra o investimento na Educação, e hoje estão em casa, e acrescenta que outros se revelaram arrependidos com seus próprios votos.
Exibe no telão um vídeo sobre os institutos federais em Santa Catarina, mostrando o trabalho que desenvolvem com os estudantes. Após o término do vídeo, a deputada finaliza seu discurso convidando os parlamentares para que façam uma visita ao campus, para que não seja cometido nenhum equívoco que possa trazer consequências para nos estudantes.

Deputada Ada de Luca (Aparteante) - Corrobora a fala da deputada e afirma que a única herança garantida é a educação.

Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Solidariza-se com o discurso da deputada e coloca que as universidades são patrimônios públicos. [Taquígrafa: Sílvia]