Pronunciamento

Luciane Carminatti - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/06/2022
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Registra que nos últimos 60 dias, enquanto esteve de licença, percorreu muitas regiões de Santa Catarina. Relata que uma das prioridades foi visitar as escolas da Rede Pública Estadual, argumentando que a educação é prioridade. Ressalta que, enquanto professora e presidente da Comissão da Educação, entende que deve haver respeito e diálogos sobre educação sexual e pessoas Lgbtqia+ nas escolas. Informa que conheceu muitos professores que foram ofendidos e estão recebendo acompanhamento psicológico por seguirem as diretrizes e base da Educação Nacional. Tece elogios aos ambientes educacionais que visitou, e agradece aos profissionais da educação que, apesar da infraestrutura precária, doam-se pela profissão.
Comenta sobre a importância da Lei Bolsa Ensino Médio, aprovada no ano anterior, que resultou em 57 mil jovens recebendo meio salário mínimo. Conta que ouviu relatos de jovens agradecendo a bolsa, pois sem ela, estariam fora da escola e trabalhando para ajudar na renda familiar. Salienta que, apesar de reconhecer bons avanças nas escolas, ainda existem enormes desafios na educação catarinense. Cita, como exemplo, o baixo salário que não estimula os professores a continuarem as suas carreiras docentes. Acrescenta que o Governo do Estado precisa atender essa demanda ainda no presente ano.
A respeito do Novo Ensino Médio, comenta que o aumento da carga horária não foi suficiente, sendo necessário haver uma proposta pedagógica integrada. Afirma que está cobrando da Secretaria da Educação a entrega de laboratórios de informática e de outras áreas. Reitera a importância de uma educação de qualidade. [Taquigrafia: Northon]