Pronunciamento

Luciane Carminatti - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/03/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Reporta-se ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e agradece as lutas que as mulheres realizaram até os dias atuais, as quais possibilitaram a ascendência da mulher, como aconteceu no Parlamento argentino, por ato do presidente, sancionando a lei da paridade de gênero, e almeja que tal situação aconteça na Casa Legislativa catarinense.
Dando continuidade ao assunto, relata sua visita a vários municípios de Santa Catarina, discutindo a igualdade de gênero, e tal foi a surpresa, pois na prefeitura de um município pequeno do oeste de Santa Catarina havia a participação de 70% de mulheres. Na mesma linha de raciocínio, divulga a sua participação no evento Grupo de Mulheres do Brasil, onde estava presente a proprietária do Magazine Luiza, reforçando o combate à violência existente nas empresas. Diante de tantas mudanças em prol da mulher, reforça que o mês de março representa a oportunidade de celebrar as conquistas das mulheres, o movimento feminista.
No segundo momento, repercute a notícia divulgada no mundo inteiro, em data anterior, sobre o assassinato da parlamentar Marielle Franco, que completou um ano de investigação, um ano para chegar à prisão, e afirma que a referida situação representa vergonha para o Brasil.
Finaliza, assegurando que a demora na conclusão das investigações do assassinato e a violência no Brasil são motivos que levaram o deputado federal Jean Wyllys(PSOL) e a ex- candidata ao governo do Rio de Janeiro, Márcia Tiburi(PT), a deixarem o Brasil. [Taquígrafa: Elzamar]