Pronunciamento

Luciane Carminatti - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/04/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Lembra que no dia 17 de abril completam-se dois anos do golpe que tirou Dilma da Presidência, trazendo manchetes que divulgam fatos que têm ocorrido neste período, envolvendo Temer e outras autoridades, e retratando a dura realidade do país.
Acompanhando o que foi falado na imprensa nacional e internacional, constata que nada de positivo aconteceu neste período, mas sim que o desemprego aumentou com as reformas da Lei Trabalhista e da Previdência; a PEC do teto dos gastos públicos piorou a vida do povo; o toma lá da cá envolveu grandes somas para conseguir aliados e aprovar matérias; empresários e políticos são denunciados por corrupção; o próprio presidente Temer aparece envolvido em denúncias; a todo o momento ameaçam o patrimônio brasileiro através de privatizações; as universidades federais tiveram suas verbas drasticamente diminuídas, bem como as bolsas de estudo. Lamenta que a saúde e a educação não consigam mais cobrir os seus custos, ocasionando o sucateamento das mesmas. Também destaca que, segundo a ONU, o Brasil pode voltar ao mapa da fome, e que só em 2017, segundo o IBGE, a miséria aumentou 11% no país.
Entende que há duas formas de olhar para esses dois anos do golpe; há os que comemoram, porque não há mais legislação que ampare os direitos; e há a grande maioria da população que não tem o que comemorar, porque sente a perda da democracia e a deteriorização das políticas públicas. Espera que quem apoiou o golpe esteja percebendo o engodo e se engaje na luta por um futuro melhor para o povo brasileiro. [Taquígrafa: Sara]