Pronunciamento

Luciane Carminatti - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/07/2017
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Destaca a reportagem da jornalista Ângela Bastos, no Caderno Nós, do Diário Catarinense, que se intitula "Sozinhas", alertando para a violência e opressão a que são submetidas às mulheres do campo, bem como o silêncio que se estabelece nestas situações. Parabeniza a equipe pela qualidade do trabalho desenvolvido e pela importância e função social que ele cumpre, agradecendo a jornalista pelo empenho em retratar a situação.
Destaca que o estado catarinense é o 4º mais violento para as mulheres no país, e que as denúncias não são feitas por medo, mas constata que felizmente já existem muitas mulheres e organizações empenhadas na luta para romper este ciclo de silêncio.
Registra, também, que a Bancada Feminina da Casa aprovou, com o apoio da Escola do Legislativo, a realização de seminários regionais por todo o estado para denunciar a situação e organizar ações contra a violência doméstica. Relata também que acontecerá no dia 08 de agosto, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, audiência pública com o tema: Pela Construção do Pacto Estadual Maria da Penha, que pretende chamar a atenção de cada área do governo e de setores da sociedade para esta situação de abuso e desrespeito que vivem as mulheres. [Taquígrafa: Sara]