Pronunciamento

Luciane Carminatti - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/02/2021
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Destaca com ênfase o aumento da Covid-19 em Chapecó e em toda a região do oeste catarinense. Demonstrando muita preocupação, ressalta que é necessário e urgente diminuir o contágio.
Informa que foram criados, na presente data, quatro grupos na região para evitar colapso relacionado com a pandemia, devido à falta de leitos de UTI, e que também está sendo reivindicado contratação de mais profissionais da área da Saúde, havendo uma expectativa de liberação de mais 150 leitos, que ficarão na retaguarda, mais duas ambulâncias de suporte avançado que farão transporte de pacientes entre os hospitais e UPAs, serviço aéreo de pacientes para hospitais de outras regiões.
Registra também que as aulas presenciais foram suspensas até primeiro de março de 2021, para que se tenha um número menor de pessoas circulando, pois o crescimento do contágio está explodindo. Informa que tem recebido muitos telefonemas de pessoas implorando solução para aumentar o número de leitos em Chapecó e na região oeste catarinense, pois a fila é grande.
Também, o prefeito de Chapecó solicitou de forma urgente 100 mil doses de vacinas para conter o crescimento do contágio, mas lembra que o Governador anunciou 150 mil doses de vacina para o Estado, questionando que o número é insuficiente para Santa Catarina. Destaca que quer soluções para o que está acontecendo, agradecendo o apoio de algumas autoridades, mas pede providências. Afirma que não é hora de procurar culpados, e coloca o seu trabalho, a sua energia para salvar vidas.
Finaliza, salientando que a população precisa ajudar com comportamentos de acordo com os protocolos estabelecidos para vencer o crescimento do vírus, evitando aglomerações, usando máscaras e álcool, e também sair só quando realmente precisar, fazendo mais isolamento social, pois a situação é muito grave. [Taquígrafa: Ana Maria]