Pronunciamento

Kennedy Nunes - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/09/2009
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Srs. deputados, este veto já está há alguns dias na Casa, mas, na verdade, o governo do estado, ao vetar o PL 0046/2007, alega que acarretará algum custo colocar esses dados na carteira de identidade. Mas qual é o custo que vai acarretar, deputado Moacir Sopelsa? Qual é o custo?
O projeto fala que se o catarinense quiser esse dado na carteira de identidade, ele vai levar o resultado do exame que determinou seu grupo sanguíneo, ou seja, não é o estado que vai fazer o teste para saber qual o grupo sanguíneo do cidadão. Então, não existe despesa, não existe!
Por isso, peço aos nobres colegas que derrubemos o veto para que possamos ter essa informação que é imprescindível, srs. deputados. V.Exa. sofre um acidente na estrada e se tiver na carteira de identidade o seu tipo sanguíneo, será muito mais fácil salvar a sua vida, por exemplo.
Então, peço encarecidamente aos nobres deputados que derrubem o veto, porque o governo não está entendendo que não existe despesa. Por que se o deputado quiser, se o catarinense quiser que conste na identidade, ele leva pronto o comprovante do seu tipo sanguíneo. Por exemplo, o meu é sangue O+, eu levo o comprovante do meu tipo de sangue e faço com que essa informação passe a fazer parte da minha carteira de identidade.
Por isso, srs. deputados, ajudem-nos a derrubar o veto, para que possamos ter essa informação na CI. Trata-se de informação, srs. deputados, em favor da vida.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)