Pronunciamento

Kennedy Nunes - 054ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/06/2010
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, público que nos acompanha nesta Casa, catarinenses que nos acompanham pela TVAL e que nos ouvem pela Rádio Alesc Digital, como sempre digo, gosto, deputado Joares Ponticelli, de ficar sentado ouvindo os deputados falarem. Gostaria, então, de comentar as falas de dois deputados que se pronunciaram hoje.
O deputado Giancarlo Tomelin fez um relatório sobre o que o governo atual está fazendo pela segurança. Eu gostaria de dizer - e é uma pena que ele não esteja aqui - que lá em Joinville há quatro delegacias que foram inauguradas e estão fechadas porque não há policiais. Se pudéssemos colocar nessa lista a contratação de policiais para abrir essas delegacias... Santa Catarina está de saco cheio de inaugurações que não funcionam! Isso é uma barbaridade!
Gostaria de aproveitar também a fala do deputado Valdir Cobalchini com relação às drogas para dizer que realmente, deputado, isso é uma luta. Concordo com tudo que v.exa. falou com relação a essa questão, mas não posso deixar de fazer uma analogia da questão das drogas com o que o governo está fazendo com os servidores. O mal que a droga faz para a sociedade, trazendo muito prejuízo para ela, é o mesmo que o governo faz quando pratica uma atitude como está praticando nos últimos oito anos, que é a política do abono e do aumento diferenciado. Isso é uma praga! Isso é uma falta de respeito!
(Palmas das galerias)
Isso é igual à injeção letal, deputado Joares Soares, mata o camarada devagarinho!
Vejam bem, funcionários públicos! É preciso dar nome aos bois aqui. É preciso dar o nome de quem faz. É preciso dizer quem foi que mandou para cá toda essa parafernália de medidas provisórias dando algo para alguns e para outros nada. E, se bobear, tira de quem tem. E quem mandou para cá foi quem está no governo há oito anos. E quem está no governo há oito anos? O PMDB, o DEM e o PSDB.
Nós precisamos dizer isso porque vejo alguns deputados que foram os pais das crianças que abortaram e que agora vêm aqui na boa dizer: "Oh, este governo que está aí..." O que mudou? Não é a mesma gente que está lá? Não são os mesmos que assumiram em 2002, em 2006, em 2008? Não são os mesmos? Não é a mesma tripa? É ou não é? Nós precisamos dizer aqui porque quando vocês e todos os outros funcionários estavam aqui pedindo pelo amor de Deus para votarmos a emenda, votarmos a medida provisória, e a tríplice aliança ainda não tinha acertado, nós, da Oposição, ficávamos pensando: meu Deus do céu! Não entendemos mais nada disso! Os mesmos que fizeram enquanto estavam lá, agora vêm para aqui dizer: "Este governo!" E aí deixam os coitados dos deputados Serafim Venzon, Giancarlo Tomelin e Marcos Vieira tendo que defender o governo como se eles tivessem ganhado a eleição agora e não estivessem pagando a conta do governo anterior. É impressionante, deputado Joares Ponticelli! Como é que pode?!
Eu não sei se Ulysses Guimarães estava certo quando dizia: "Nunca digas para a tua mulher que aquele político não presta, porque quando a tua mulher te vir abraçado a ele no palanque, nunca mais vai acreditar em ti".
(Palmas das galerias)
Eu acho que Ulysses Guimarães estava certo, porque não é possível que agora que acertaram tudo, deputado Joares Ponticelli, nem aparecer no plenário aparecem. Ficam quietinhos porque está tudo acertado. Mas peguem as fitas de dias anteriores, antes de Leonel Pavan assumir e do período em que Leonel Pavan assumiu até a última segunda-feira, e vejam que coisa linda!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Kennedy Nunes, quero cumprimentá-lo pelo pronunciamento e fazer um reconhecimento público. Todos sabem o meu pensamento com relação ao governo de Luiz Henrique da Silveira. Acho que no campo administrativo foi o pior governo que este estado já teve. Agora, no campo da articulação, tenho que dar a mão à palmatória. Se para governar, para administrar, ele tivesse a mesma capacidade que está tendo para manter essa tripa na mesma buchada, o estado estaria bem melhor. O problema é que ele só pensa em manter a tripa, pois governar, que é bom, ele nem tentou. Nem deixar o coitado do Eduardo Moreira, que jurava de pés juntos que seria candidato, ele deixou. Tudo para manter a tripa na mesma buchada.
Mas certamente o servidor, que está sofrendo as consequências das coisas ruins que essa tripa está eliminando há oito anos, vai saber dar a resposta.
(Palmas das galerias)
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - E digo mais: quero falar aqui sobre o que disse o deputado Sargento Amauri Soares. O que eu ouvi o deputado Sargento Amauri Soares dizer aqui, disse para ele em Joinville, no segundo turno das eleições, quando a Aprasc decidiu apoiar o candidato Luiz Henrique. Eu disse.: "Vocês erraram e vão ter que engolir esse apoio". Eu disse que ainda iria à tribuna dizer que eles haviam errado em acreditar na história da carochinha.
Eu ouvi v.exa. agora falando isso, mostrando que tem coerência. E coerência é quase uma peça rara na classe política hoje. Eu gosto de ver esta Casa cheia. Fico realmente com pesar no coração porque sei que a pressão de vocês junto ao governo, pelo menos pelo que ouço nos corredores, não está fazendo efeito ainda. Eles vão enrolar vocês! Eu já disse que estão cozinhando vocês em banho-maria. Mas, vejam, na eleição agora coloquem chapa quente neles!
(Palmas das galerias)
Mas lembrem-se de quem é governo há oito anos, porque virá gente dizendo: "Oh, Eva, cadê? Não fui eu, foi a cobra". Daqui a pouco vai aparecer gente dizendo: "Não fui eu". Por isso, prestem atenção!
Muito obrigado!
(Palmas das galerias)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)