Pronunciamento

Kennedy Nunes - 032ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 02/10/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. deputado Reno Caramori, o movimento está marcado para amanhã, às 15h. E não é só nosso, são várias entidades que já estão preparando esse movimento.
Mas eu gostaria de usar à tribuna, no dia de hoje, até para mostrar, deputado Edison Piriquito, a nossa posição.
Venho relatando e com bastante veemência o trabalho da Oposição neste mandato. E o trabalho da nossa assessoria tem feito o governo reconhecer, publicamente, deputado Onofre Santo Agostini, alguns erros que, às vezes, acontecem, voluntariamente ou não, mas que se nós não tivermos essa preocupação, acabam sendo aprovados.
Peço a atenção dos srs. deputados para a reportagem que vou colocar pedir para que coloquem no ar.
(Procede-se à exibição de vídeo.)
Esta reportagem mostra que uma das escolas voltou a funcionar, escola sobre a qual o deputado Silvio Dreveck cobrou, este deputado cobrou, e que estava fechada por conta da Vigilância Sanitária e que agora voltou a atender os alunos.
Mas gostaria de dizer ao governo do estado o seguite: por favor, faça-me vir a esta tribuna e rodar matérias como esta quando as outras três escolas estiverem abertas, mas rapidamente, porque foram fechadas e continuam fechadas por falta de manutenção. Por favor, governo do estado, faça-me vir a esta tribuna no dia 16 de outubro e rodar uma reportagem da inauguração plena do Hospital Materno-Infantil.
Foi prometido, pela gestão atual do dr. Armando, da dra. Ana Maria, que vão dar este presente para as crianças de Joinville no dia 12 de outubro: a inauguração plena do Hospital Materno-Infantil. Faltam dez dias para isso.
Então, vou pedir ao governo do estado que faça com que eu possa rodar, no dia 16 de outubro, a terça-feira seguinte ao dia 12, que é o dia prometido para a inauguração, a matéria dizendo que o governo do estado inaugurou e colocou para funcionar a UTI pediátrica, o setor de queimados, o setor da mãe adolescente, o pronto atendimento, a casa de máquinas, a cozinha, enfim, todo o Hospital Materno-Infantil.
Da mesma forma, sr. presidente, quero vir aqui também e dizer assim: até que enfim começou a funcionar o aerobarco, que fará a ligação entre Joinville e São Francisco do Sul. Foi prometido para agosto, não sei a gosto de quem, pode ter sido a gosto de Deus, aí não sabemos.
Quero assomar a esta tribuna, srs. deputados, e também rodar a matéria sobre o Pronto Atendimento de Araquari, que está fechado há cinco anos. Foram colocados mais de R$ 500 mil naquela obra e agora, para passar para a prefeitura tocar, é preciso fazer uma nova reforma porque o que foi feito o tempo já corroeu.
Então, quero vir aqui, nesta tribuna, e dizer assim: valeu, governo do estado, o PA de Araquari agora está funcionando e vocês foram competentes. Valeu, governo do estado, o Hospital Materno-Infantil de Joinville está funcionando! Valeu, governo do estado, as outras três escolas que estavam fechadas por falta de manutenção já voltaram a funcionar. E valeu, governo do estado, a nossa segurança voltou a funcionar, porque o rabecão, o carro que recolhe os corpos de pessoas mortas nas ruas, que estava parado há oito meses por falta de reposição de uma peça de R$ 800,00, voltou a circular.
Só quero dizer que este deputado, quando assoma a esta tribuna, cobra algo e o governo do estado faz, vem aqui e mostra o que foi feito. Agora, quanto ao que foi feito ali, é preciso que se diga o seguinte: vocês precisam fazer muito mais! É preciso fazer muito mais! E não pode demorar tanto quanto demorou essa obra. Tem que ser mais rápido, mais ágil. Assim como o governo quer agilidade nos processos e nos projetos encaminhados para esta Casa para aumentar taxas e tributos, a mesma agilidade tinha que haver no resultado das ações para manutenção, reforma de escolas, hospitais e tudo o mais.
É por isso que assomo à tribuna, deputado Manoel Mota, para dizer que o seu governo abriu uma escola, mas faltam mais três para serem recuperadas. E não me venham dizer que não têm tempo para fazer porque já estão há quase cinco anos no governo. E falta o PA de Araquari, que foi fechado pelo seu governo há cinco anos; falta o aerobarco que ainda não saiu. É claro que não vou falar das outras coisas, vou falar da minha região.
Então, a culpa é do governo passado? É verdade! A culpa é do governo passado. O governo passado, o senhor bem sabe, o seu grande líder era o vice-governador, e o governador de então era Luiz Henrique.
O Sr. Deputado Sílvio Dreveck - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES -Deputado Silvio Dreveck, ouço-o com muito carinho e respeito.
O Sr. Deputado Sílvio Dreveck - Obrigado, v.exa. realmente colocou um assunto relevante para a sociedade catarinense. Com relação àquela escola de Pirabeiraba, que estava sendo utilizado o salão Rio da Prata, fez-se uma reforma que logo vai precisar de mais uma reforma.
Além das escolas que foram fechadas em Joinville, na semana passada estive em Porto União e vi, com tristeza, mais de mil alunos estudando em galpões improvisados. Além disso, o que mais me preocupa, acredito que a v.exa. também, é o que está acontecendo com a educação em Santa Catarina, onde agora os alunos vão ter apenas 30 minutos de hora/aula, por conta da insatisfação dos professores em relação ao governo, que não está honrando os compromissos assumidos.
Então, pela educação de Santa Catarina eu lamento e peço que todos os parlamentares façam um esforço, no sentido de fazer com que o governo honre seus compromissos com o funcionalismo público, a fim de que se tenha uma educação de qualidade para o bem do crescimento e do desenvolvimento de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Nobre deputado, v.exa. me desanimou agora. Eu levei dez meses para vir aqui apresentar uma obra feita na minha região. E v.exa. me lembra de tantas coisas que o governo está faltando fazer. Eu fico preocupado de não ter mais ânimo de mostrar aqui as coisas positivas, já que são tantas as negativas e muito poucas as positivas.
Mas mesmo assim, quero dizer aqui, pelos alunos de Pirabeiraba, que valeu!. Apesar da qualidade não ser muito boa, valeu. É verdade, lá já houve a abertura de uma escola que logo em seguida foi fechada pela má qualidade da obra. Mas valeu! Agora, por favor, coloquem em funcionamento as outras três escolas rapidamente, pois são mais de 1.500 alunos estudando em galpões improvisados. Coloquem o PA de Araquari para funcionar, pelo amor de Deus! Araquari merece mais. E coloquem o Hospital Materno-Infantil para funcionar no dia 12 de outubro, cumpram a palavra. Estou aqui esperando! Quero vir aqui no dia 16 de outubro e dizer: até que enfim o governo prometeu algo e cumpriu, porque senão vamos continuar falando todos os dias sobre mais uma mentira do governo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)