Pronunciamento

Kennedy Nunes - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/02/2009
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, eu hoje quero, em nome da nossa bancada, fazer uma homenagem muito especial a uma pessoa que tem levado a bandeira não só do nosso partido, mas também exercido a sua função neste Parlamento com muita galhardia, que é o deputado Joares Ponticelli, que hoje completa 44 anos.
A nossa bancada deseja, e eu sei que é o desejo de todos os deputados, inclusive do deputado Manoel Mota, que Deus continue abençoando v.exa., deputado Joares Ponticelli, e que tenha muita saúde e resistência para, através da inteligência, poder ter toda essa sabedoria que tem, que o estado de Santa Catarina reconhece cada vez que vai às urnas. Por isso o seu eleitor é fiel e o mantém aqui, como já está, na terceira legislatura.
Parabéns e que Deus continue abençoando-o. Mas quero dizer que nós, do Partido Progressista, temos o maior prazer em tê-lo como colega e como um dos nossos líderes e presidente estadual do nosso partido
Deputado Sargento Amauri Soares, nós - v.exa., eu e acho que o deputado Elizeu Mattos, pois também fazia parte da comissão de Segurança Pública do ano passado, presidida pelo deputado Dirceu Dresch -, trouxemos à discussão, a pedido do ex-deputado Edson Dias (Piriquito), o problema de Camboriú.
Esta Casa e a comissão de Segurança Pública, sr. presidente, foi instada a ter explicações da Polícia Civil sobre os crimes que até então eram ditos que poderiam ser somente crimes políticos que estavam acontecendo na cidade de Camboriú, com tiroteios, mortes, como aquela morte que ocorreu lá, deputado Deba. E quando nós recebemos aqui os vereadores de Camboriú, nós ficamos meio que assustados das coisas que ouvíamos dos vereadores daquele município. Por isso trouxemos, numa sessão da comissão de Segurança Pública, o delegado Maurício Eskudlark, o delegado Renato, que é o delegado chefe lá, e autoridades locais, para saber o que tinha acontecido, porque há muito tempo parece que a polícia estava sabendo e não resolvia o problema.
Deputado Cesar Souza Júnior, para nossa surpresa, a repercussão da comissão de Segurança Pública desta Casa foi tão grande, e com certeza deve ter movido alguma coisa, que começaram a apurar o que há anos não era apurado na cidade de Camboriú. Vários crimes estão acontecendo lá, como tiroteios a vereadores de Oposição e ao então prefeito Edison Olegário. E hoje está estampado no jornal A Notícia o seguinte: "Presos suspeitos de atentado. DEIC detém quatro pessoas acusadas de ameaçar três vereadores em Camboriú".
Essa prisão temporária é porque num dos ataques um dos ladrões roubou o celular de um vereador e o ficou usando e por isso foi possível chegar até ele.
Mas o que me chama a atenção, deputado Sargento Amauri Soares, é o que está na matéria do jornal A Notícia.
(Passa a ler.)
"O delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Eskudlark, afirmou que todos os crimes têm motivação política e revelou que durante os depoimentos os detidos disseram ter sido contratados e orientados por um ex-policial militar, que trabalha de segurança para Edison Olegário, prefeito na época.
Por ter sido citado pelos presos, Olegário deve ser chamado para prestar depoimento." [sic]
Que vergonha! O prefeito contrata segurança, sr. presidente, aqui em Camboriú, terra dos gideões missionários da última hora, e esse segurança contrata uma família de criminosos para ameaçar, entrar em casa, manter esposas de vereadores sob a mira de revólver, por quatro anos, e para passar na frente de escritórios comerciais dos vereadores e atirar porque faziam oposição ao prefeito local!
Imagine, deputado Silvio Dreveck, se essa moda pega, o que seria de nós, da Oposição, aqui? Imaginem se essa moda pega aqui de prefeitos serem mantidos sob a mira de revólver, como lá no nordeste? "Ah, o general aqui sou eu e vou acabar", e contratar homens para fazer atentados contra vereadores que expressassem a sua vontade através da garantia da imunidade parlamentar.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Nobre deputado, parabéns pelo seu pronunciamento. Fico alegre porque parte do nosso trabalho na comissão da Segurança, no ano passado, está dando resultado agora.
Também deve estar muito feliz o atual prefeito de Balneário Camboriú, ex-colega nosso, deputado Edson Dias (Periquito), que trouxe essa demanda e que cobrava da nossa comissão um trabalho a respeito disso.
Então, espanta-me essa informação de que foram contratados esses marginais por um policial militar e a mando do prefeito da cidade de Camboriú.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Ex-policial. Já abandonou a farda.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Menos grave que seja um ex-policial, porque rejeitamos esse tipo de gente no nosso meio. Eu, como policial militar, rejeito esse tipo de gente.
Mas ficamos alegres em saber que a Polícia Civil, enfim, chegou aos culpados por aqueles atentados contra os vereadores da cidade de Camboriú.
Obrigado pelo aparte e seguimos trabalhando na comissão da Segurança.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - É isso daí. Eu trago isso daqui como um assunto que foi levantado pela comissão de Segurança aqui e parabéns à Polícia Civil que levantou, que não teve medo! Essa era a preocupação do deputado Edson Dias (Piriquito), mas por envolvimentos político-partidários isso não tinha sido levantado. Mas agora levantaram e estão apontando os culpados.
O Sr. Deputado Pedro Uczai - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Pedro Uczai - Nobre deputado, também quero colaborar com o seu pronunciamento e parabenizar a comissão de Segurança Pública que trouxe os vereadores, que trouxe para a dimensão estadual a realidade de Camboriú. E parabéns à Polícia Civil que colocou também políticos na responsabilidade do crime.
Em segundo lugar, é necessária a punição. Agora isso está constatado, está provado. Cabe ao Ministério Público o encaminhamento ao Judiciário e a punição rápida, exemplar, porque passaram as eleições e precisamos de resposta.
O deputado Dirceu Dresch representou muito bem a comissão de Segurança nessa empreitada boa e vitoriosa da Justiça de Santa Catarina.
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Dirceu Dresch - Nobre deputado Kennedy Nunes, parabéns pelo tema, por essa questão e principalmente pela atuação conjunta da nossa comissão que está dando resultados.
Esperamos de fato que sejam punidos todos os responsáveis que têm a ver com esse processo tão dramático de Camboriú.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Quero aqui deixar o meu registro de agradecimento, em nome da comissão também, ao delegado-geral Maurício Eskudlark, ao delegado Renato, que fez o seu trabalho, mas que possamos também punir os mandantes desse atentado que é vergonhoso.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)