Pronunciamento

Kennedy Nunes - 056ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/05/2012
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, estudantes, ontem ainda fui questionado, através do Twitter, pela Suli Andrade, sobre essa questão que se criou nas redes sociais: "Hashtag aprova Colombo".
Tenho certeza que essas ações, esses momentos, deputado Sargento Amauri Soares, como disse v.exa. e também o nosso líder, deputado Edison Andrino, surgem para colocarmos em pauta esse assunto e para que o resultado possa ser ampliado.
Recebo uma informação, pelo Twitter, de que esse assunto está sendo discutido com a Universidade Federal de Santa Catarina e nos próximos momentos poderemos ter uma solução.
(Passa a ler.)
"O convênio do curso pré-vestibular deveria ser um projeto de inclusão da Universidade Federal de Santa Catarina, entretanto, não há nenhuma contrapartida da referida universidade. Considerando a importância do programa, a secretaria estadual da Educação quer fortalecer o projeto a ser implantado e garantir uma contrapartida justa por parte da Universidade Federal de Santa Catarina. O secretário empreenderá todos os esforços para buscar novos parceiros, como o ministério da Educação e Cultura, a Udesc, a Acafe, institutos federais e empresas, para que haja, na verdade, não apenas a manutenção, como já está garantido, do curso atual, mas para que tenhamos a ampliação dessa forma tão justa e necessária de os nossos jovens terem acesso à universidade."
Hoje em dia aumentou muito o acesso das pessoas às universidades por conta das universidades particulares, porque virou um grande comércio ter uma faculdade, mas ainda somos um país de pouco acesso, deputado Dado Cherem, são poucos ainda os que conseguem, principalmente aqueles que vêm, como eu, do ensino público. Nós sofremos na hora do vestibular - fiz vestibular, consegui passar e terminei a minha faculdade de Comunicação Social, de Jornalismo - uma concorrência até desleal, principalmente nas universidades gratuitas, porque quem tem condições de pagar cursinhos pré-vestibulares estão muito melhor preparados do que aqueles que não têm. Muitas vezes não vale apenas a inteligência das pessoas, não queremos dizer que há uma diferença entre a capacidade daquele que estuda numa escola pública e aquele que estuda na escola particular, de forma alguma, o ensino público é muito importante, mas quando se fala em cursos preparatórios, que é o assunto do momento, há uma diferença muito grande porque os cursos preparatórios trabalham técnicas para que os candidatos possam relembrar aquilo que aprenderam.
Há aulas de cursinho pré-vestibular que são verdadeiros shows. Tenho alguns professores conhecidos lá em Joinville que dão aula para 300 ou 400 alunos em cursinho pré-vestibular e que fazem da aula um espetáculo, usando artifícios didáticos diferentes do professor convencional, para que o candidato possa ter a técnica e, principalmente, para que na hora do vestibular - e quem não fez vestibular ainda vai saber como é -, quando todos ficam nervosos, é ocorre um apagão, um bloqueio, eles consigam sobrepor-se aos demais e fazer a diferença. Por quê? Por conta do nosso psicológico. E nesses cursos também é trabalhado isso.
Então entendo, e o PSD também, que esse tema é de extrema importância. Não tenho dúvida alguma de que o governador está apoiando essa ideia e quer aumentar a contribuição. Por quê? Porque muitas vezes a imprensa - e falo aqui como alguém que trabalha na imprensa desde os 14 anos, e estou já com 42 -, ao publicar uma nota, pode transformar a questão num problema muito grave.
Essa forma de exercer a cidadania é muito importante e sei que a posição de vocês não só vai garantir a continuidade do curso, mas vai garantir mais vagas. Outras pessoas vão usufruir desse convênio e desse cursinho por conta da luta de vocês.
Digo para vocês ficarem tranquilos, pois o curso está garantido e nós vamos continuar, como disse o deputado Sargento Amauri Soares, a lutar por mais investimentos, para que o governo do estado e o governo federal somados possam atender a muito mais gente que precisa ter acesso a um curso pré-vestibular para conseguir chegar ao ensino superior.
Mais uma vez, rapaziada, parabéns! E realmente a deputada Angela Albino tem razão, as mulheres estão em maior número. As mulheres muitas vezes dão show nos homens. Sabem por quê? Porque quando é para pegar junto, empunhar uma bandeira para lutar por alguma coisa, muitas vezes os homens ficam envergonhados, mas as mulheres têm espírito guerreiro e fazem a sua parte.
Parabéns a todas vocês que estão aqui e parabéns aos homens também, porque é assim que vamos construir uma sociedade mais cidadã.
Eu uso a outra parte do meu tempo, sr. presidente, para fazer um registro muito especial.
Estivemos nesta semana na posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral que, para nosso orgulho, deputado Plínio de Castro, é um filho da terra, um filho lá do bairro Bucarein. Refiro-me ao desembargador Luiz César, que em virtude da morte do desembargador Solon D'Eça Neves é o novo presidente do nosso TRE.
Quero deixar aqui as minhas congratulações ao novo presidente Tribunal Regional Eleitoral que, tenho certeza, tem todas as condições de coordenar em 2012 a maior festa da cidadania, as eleições municipais, quando todos os municípios de Santa Catarina vão eleger seus prefeitos e seus vereadores para os próximos quatro anos.
Parabéns a todo o Tribunal Regional Eleitoral, especialmente ao nosso joinvilense que assume a presidência. Com certeza Santa Catarina dará novamente um show na apuração em tempo recorde, como sempre tem feito.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)