Pronunciamento

Kennedy Nunes - 109ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/11/2009
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, não gostaria de gastar o meu tempo todo, mas não poderia ficar em silêncio depois de ouvir o nobre deputado Nilson Gonçalves, pois pelas suas colocações parece que nós, da Oposição, estamos fazendo um jogo. Outro deputado falou aqui também, não me lembro qual, que quando temos plateia, há uma forma de agir e quando não temos plateia, há outra forma de agir.
É necessário haver respeito entre a Oposição e a Situação, senão vamos começar também a colocar em dúvida a atuação silenciosa da bancada do governo. Eu não quero fazer isso, pois cada um tem o seu papel neste Parlamento. Agora, é importante dizer aquilo que eu disse pela manhã, na comissão, ou seja, que infelizmente o governo tem uma política salarial de panela de pressão, quando o fogo está esquentando muito, o governo faz igual à dona de casa, levanta a válvula para a panela não explodir. Na semana passada aliviou a válvula dos agentes penitenciários; dias atrás aliviou a válvula dos professores; hoje estão aliviando a válvula dos delegados! Semana que vem qual será a válvula que vai abrir, deputado Vânio dos Santos? Qual será? Qual será a válvula que vai abrir para que a panela não exploda? Agora, o cerne da questão não está sendo trabalhado, que é uma política salarial digna para todos os servidores.
Então, gostaria de deixar muito claro e parabenizar mais uma vez a atitude da Associação dos Delegados de Santa Catarina, que agiu de forma coesa e inteligente para conseguir, neste momento, essa colocação. E aviso a todos os outros funcionários públicos, de todas as áreas, mobilizem-se. Mobilizem-se! Se vocês não estão recebendo abono, mobilizem-se! Verifiquem no seu trabalho o que dá para fazer, porque infelizmente esse governo é do tipo que se não chora, não mama. Por isso, mobilizem-se. Escrivães das delegacias, investigadores da Polícia Civil, Polícia Militar, todos, mobilizem-se! Façam pressão! Só não vão fazer igual ao Sindsaúde, que veio aqui pedir apoio aos deputados e depois, quando os deputados foram lá, não fizeram absolutamente nada para que os deputados pudessem participar da conversa com a secretaria da Saúde. Mas mobilizem-se! Perguntem à Adepol como fizeram, porque isso não é de uma hora para outra.
Assim, gostaria de dizer mais uma vez a todos os servidores públicos: mobilizem-se! Esse governo infelizmente só dá mama para quem chora! Agora é hora de chorar as mágoas e pedir que esse governo dê um aumento, infelizmente em forma de abono.
E volto a dizer aos nobres delegados que estão aqui, não contem com muita firmeza com esse dinheiro, porque é abono, porque assim como ele está dando agora, pode tirar a qualquer momento. E esse dinheiro vem do fundo. Então, cuidado, para que não tenhamos que daqui a pouco reclamar o cumprimento de lei aprovada nesta Casa e não cumprida, deputado Sargento Amauri Soares, como a Lei n. 254!
Portanto, é importante o respeito entre Oposição e Situação! Não há ninguém aqui jogando para a platéia, há aqui gente com muita responsabilidade, porque senão daqui a pouco eu vou dizer que o silêncio da bancada governista é porque não quer enfrentar o servidor público que não está recebendo e somente quer fazer para quem está recebendo. Por isso, respeito é bom entre os parlamentares desta Casa!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)