Pronunciamento

Kennedy Nunes - 023ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 17/06/2009
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, participei da uma reunião na secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville, onde tem um grupo temático sobre segurança. E nesse dia em que este deputado e o deputado Nilson Gonçalves participaram, foi apresentada uma pesquisa realizada na penitenciária de Joinville, que mostra o perfil dos internos.
Foi um negócio tão interessante, deputado Plínio de Castro, que eu passei isso na comissão da qual faço parte. Por isso, está indo em nome da comissão esse pedido de informação, para ver a possibilidade de realizar em todas as penitenciárias e presídios de Santa Catarina, através de suas diretorias. E isso é custo zero, deputado Sargento Amauri Soares.
Lá em Joinville foi feito pelo diretor do presídio, ou seja, é simples. Faz-se um formulário, e algum agente administrativo faz essa pesquisa para saber a escolaridade, a idade, o que levou a pessoa a ser presa e a reincidência que existe.
Mostrou dados impressionantes essa pesquisa realizada em Joinville. A grande maioria está em plena idade de trabalho, e é lamentável, porque são jovens, principalmente o grande número de pessoas presas hoje por conta do crime contra o patrimônio. É a grande maioria. O tráfico chega a 17%, mas o crime contra o patrimônio é elevado a mais de 70%.
Eu entendo que isso, deputado José Natal, é o roubo para manter a droga, assaltar ou fazer alguma coisa para manter o vício da droga, que está acabando com este país.
Por isso, quero parabenizar mais uma vez a diretoria da penitenciária de Joinville, que fez essa pesquisa. E que pudesse isso ser estendido para todas as penitenciárias de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)