Pronunciamento

Kennedy Nunes - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/02/2009
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos acompanha pela TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, catarinenses que aqui estão, colegas da imprensa, senhoras e senhores, venho trazer aqui um assunto muito preocupante, deputado Darci de Matos, sobre a nossa cidade.
Tivemos na última noite de sábado, começando o Carnaval, deputado Giancarlo Tomelin, lá em Joinville, um roubo na emissora de televisão, a TV Cidade, que simplesmente teve todos os equipamentos levados. Dois assaltantes entraram na sede da TV Cidade, fizeram de refém a operadora que trabalha na televisão colocando os comerciais e a grade de programação no ar, entraram lá e roubaram todas as câmeras, as mesas de corte de vídeo, de áudio, todos os equipamentos, pelaram a TV Cidade deixando-a simplesmente com os cabos. Até aí esse assunto nada tem a ver com este Parlamento, mas o que me traz aqui para falar, deputado Professor Grando, é a resposta da parte da Segurança Pública ao cidadão que teve o seu patrimônio totalmente zerado pelos ladrões, deputado José Natal, com um prejuízo de mais de R$ 300 mil, segundo o boletim de ocorrência feito lá na cidade pelo proprietário.
O que chamou a atenção e nos traz a indignação é que o roubo foi sábado e o boletim de ocorrência só foi feito no domingo pela manhã. E os ladrões deixaram lá a meia fina que usaram para esconder o rosto, o boné e, ao saírem com uma televisão LCD, eles acabaram se machucando e o sangue do bandido ficou lá no local do crime. E quando o proprietário exigiu que a polícia fosse lá na hora do crime - porque quando acontece um crime, deputada Professora Odete de Jesus, no mínimo o setor de inteligência, de investigação, da polícia vai ao local levando aqueles talquinhos para ver a digital, para ver onde eles tocaram na maçaneta; e fazem outros tipos de exames, pelo menos vemos nos filmes, deputado Gelson Merísio, que quando chega a polícia de inteligência, de investigação, ela traz um saquinho, coloca vestígios dos ladrões, e pelos menos imaginamos que isso tem que acontecer -, a resposta que obteve, no domingo de Carnaval, foi que os cinco delegados que temos em Joinville estavam todos fora da cidade e que só voltariam hoje, quarta-feira à tarde.
Ah, que coisa linda! É fantástica a ação da Segurança Pública no maior colégio eleitoral, na maior cidade do estado de Santa Catarina, a cidade do governador, na qual esses dias eu fui lá participar de uma inauguração de uma delegacia de polícia no bairro Aventureiro e os meus ouvidos, que um dia a terra há de comer, tiveram que ouvir que nós estávamos na frente do governador da segurança, que nem a Lei n. 254 cumpre! Agora, na terra do governador, os cinco delegados que nós temos sumiram na época do Carnaval! Sumiram, escafederam-se!
O cidadão tem uma empresa, paga tributos, tem seu patrimônio totalmente roubado, zerado, vai à polícia e ouve: "Desculpe, só na quarta-feira, depois das cinzas, depois do meio-dia, poderemos ir lá no local e verificar se há alguma forma de fazer a investigação". Isso é um escracho para a sociedade! É um desrespeito, é ilegal, é um negócio que dá repulsa na gente! Quer dizer, o cidadão paga os seus impostos e quando vai ver o retorno, deputado Darci de Matos, ouve isso. Imagine que v.exa. seja proprietário de uma empresa com todos os maquinários que fazem produzir o dinheiro, mas tem a sua empresa roubada. Daí, quando vai fazer o boletim de ocorrência no domingo, simplesmente dizem que só vão aparecer na quarta-feira de cinzas para investigar o local.
Essa é a verdadeira imagem, sr. deputado Silvio Dreveck, da nossa Segurança em Joinville, que para fazer um simples exame de digital, aquele do talquinho que é usado para pegar a digital, depende de Florianópolis, e para fazer um exame de DNA, depende de Florianópolis. Estou falando do maior município do estado, a cidade que elegeu Pedro Ivo Campos e Luiz Henrique da Silveira, a cidade que fez a diferença nas eleições desses homens, mas que até agora não recebe o que deveria receber, sendo que nós, em Joinville, somos responsáveis por 25% da arrecadação do ICMS neste estado.
E o que dizer agora? Qual seria a resposta, hoje, do governo do estado ao cidadão que teve toda a sua empresa roubada e que hoje à tarde, talvez hoje à tarde, alguém iria lá? Não sei se até este momento, 3h15, já conseguiram retornar do Carnaval, verificar os boletins de ocorrência para ir lá verificar se o sangue está bom, se ainda há digital nos lugares onde colocaram as mãos! Mas, não, certamente, estavam de folga, deputado Sargento Amauri Soares, os delegados deveriam estar de folga. Não sei! Poderiam também estar trabalhando, ou pulando, eu não sei! Mas o Carnaval tirou os cinco delegados de Joinville, que não tinham condições de fazer a investigação de uma empresa que foi totalmente roubada.
E tenho que ouvir que o governador Luiz Henrique da Silveira é o governador da Segurança! Deixa a nossa cidade, na qual ele mora, abandonada, sem direito a uma polícia investigativa de responsabilidade e sem pagar a Lei n. 254! Que tipo de Segurança nós estamos tendo? E a todo instante temos presos fugindo das penitenciárias, pulando muro, passando por qualquer buraquinho e simplesmente ninguém fala nada!
Nós vamos continuar aqui como sentinelas, deputado Silvio Dreveck, alertando a mentirada que este governo está falando com relação, principalmente, à segurança, e nem falarei dos outros assuntos.
Mas hoje vou ficar por aqui falando sobre o desrespeito e a insegurança que estamos tendo em Joinville.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)