Pronunciamento

Kennedy Nunes - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/04/2010
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, público que nos acompanha tanto pela TVAL quanto pela Rádio Alesc Digital, servidores que estão aqui desde ontem, estava ouvindo o pronunciamento do deputado Joares Ponticelli e lembrei-me de quando começaram a falar sobre a questão da vigília até a meia-noite. Eu sou muito observador e gosto de ficar sentado observando a movimentação de certas pessoas, de certos colegas, aqui dentro, eu gosto muito de fazer a leitura labial.
Ontem, quando os deputados da base sugeriram encerrar a sessão, afirmando que iriam falar com o governador para retirar todas as medidas provisórias, fiz a leitura labial e eles diziam o seguinte: "Vamos cozinhá-los em banho-maria". Eu twittei. E quando twittei isso, coloquei lá no meu twitter: "Vai ter banho-maria". Houve uma pessoa lá, não sei de onde, que me estava acompanhando, e respondeu assim: "Deputado, mas não é isso que estamos acompanhando na TV ao vivo". Eu disse: "Está bom, não vou criar polêmica, vamos esperar amanhã".
Eu tive que sair e por volta da meia-noite liguei para o deputado Valdir Comin perguntando: "Tenho que ir para a Assembleia?" Ele disse: "Não, só amanhã". Eu retruquei: "Por quê, banho-maria?".
Ou seja, novamente fomos enganados. Novamente, novamente!
Nós já vimos essa história: foi quando o então prefeito Luiz Henrique da Silveira renunciou ao mandato para sair candidato ao governo e deixou na mão do vice-prefeito, Marco Tebaldi, as bombas. Então, para nós, de Joinville, isso não é fato novo, isso é normal.
Lembram quando eu falei neste plenário que esse governo estava fazendo a política salarial da panela de pressão? Como funciona uma panela de pressão? Quando a pressão está muito forte, a dona-de-casa levanta a válvula para aliviar a pressão. E essa foi a prática do governo Luiz Henrique da Silveira, durante todo esse tempo. Quando subia a pressão, ele vinha aqui e dava R$ 200,00 de abono em quatro pagamentos ou em 12 parcelas. É o "Magazine do Luizão"! Sabem aquele magazine que diz: só hoje, só hoje?! Ontem, os deputados da base estavam dizendo: "Só hoje até a meia-noite!" Passou o tempo e fomos novamente colocados em banho-maria.
Sabem qual é o melhor troco de vocês, eleitores, servidores públicos que estão sendo discriminados? É ajudar a mostrar a verdadeira cara desse governo que está aí. Essa é a verdadeira cara! Porque está aqui só a nossa bancada e a bancada do PT, durante todo esse tempo, falando e falando. Às vezes saímos pelos corredores e somos xingados. Mas no fundo, quem tem razão?
Eu não gostaria mais de falar sobre isso, porque vamos falar em outro tempo. Eu gostaria de falar sobre um assunto muito interessante, pois a convite da Presidência da Assembleia Legislativa, fui acompanhar a assinatura de convênio com o Banco do Japão, que possibilita a vinda para Santa Catarina de R$ 281,5 milhões para investimento em saneamento básico.
Deputado Antônio Aguiar, Florianópolis, Barra do Sul, Penha, Piçarras e Bombinhas, são municípios beneficiados com esse dinheiro, e esse empréstimo que agora iremos receber foi trabalhado durante sete anos. E catarinenses já me perguntaram: "Deputado Kennedy Nunes, será que isso vai funcionar?" Vai funcionar porque quem vai vistoriar e executar a obra é o banco japonês. Por isso estou acreditando.
Mas também fomos, principalmente os deputados que são da região oeste, deputado Padre Pedro Baldissera, deputado Onofre Santo Agostini, ao Ministério da Agricultura.
(Procede-se à apresentação de fotos.)
Essa primeira foto é do momento da assinatura do Banco Japonês com o estado de Santa Catarina. Foi interessante! Aquela senhora da foto, que está lá na ponta da mesa, é a procuradora da República do Brasil. O banco japonês pediu a presença do governo federal, seria como se fosse uma palavra a mais desse financiamento que vai levar 25 anos para ser pago, com sete anos de carência. E olhem só o que o vice-presidente do banco falou, deputado Darci de Matos: "Estamos investindo no saneamento de Santa Catarina, porque não estamos preocupados com a praia, mas com o mangue. E por que com o mangue? Porque o mangue é o berço do oceano. E eles disseram, deputado Edison Andrino, que quando terminar o financiamento daqui a 25 anos, querem comprar marisco e camarão nosso sem problema sanitário algum. Vejam a inteligência dos camaradas, ou seja, emprestam dinheiro para nós investirmos em saneamento básico para que eles comprem marisco e camarão daqui a 25 anos.
Também fomos ao Ministério da Agricultura do Japão. E esse senhor que aparece na foto de paletó marrom, é o ministro da Agricultura. E aquele senhor que aparece entre eu e o governador de Santa Catarina, é o embaixador do Brasil no Japão.
O estado de Santa Catarina está numa busca constante e acirrada para que o Japão, deputado Silvio Dreveck, importe carne suína produzida por nós. E a carne suína, hoje, é fornecida ao Japão pela Austrália, só que nós somos o único estado livre da febre aftosa também sem vacinação. E 80% do frango consumido pelo Japão já é exportado daqui de Santa Catarina.
Então, nessa conversa que nós tivemos o governador do estado Leonel Pavan entregou os números e alguns outros dados que o ministério da Agricultura pediu para o estado, e um grupo técnico, que é aquele que está ao lado do ministro da Agricultura, ficou de fazer, em maio, uma reunião para decidir quando poderá vir a Santa Catarina ver as instalações dos criadores de suínos no estado.
Deputado Moacir Sopelsa, v.exa. que é da região e depende disso, vale a pena nós estarmos envolvidos nessa luta, porque o valor que o Japão paga pela carne suína é quase o dobro do que a Rússia paga. Então, todas as exigências feitas pelo governo japonês vão valer a pena para o produtor, pois ele vai receber mais.
Para finalizar, eu quero dizer ao povo catarinense e aos colegas deputados que fui ao Japão para representar a Assembleia Legislativa nessa assinatura e que trouxe o meu relatório da viagem. Foi uma viagem extremamente cansativa, pois só de voo foram 50 horas para ir e voltar, e ficamos no Japão 36 horas, mas valeu a pena porque ela foi de extrema importância para o estado de Santa Catarina em dois aspectos: saneamento básico e exportação de carne suína.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)