Pronunciamento

Kennedy Nunes - 033ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/04/2011
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, catarinenses que estão aqui acompanhando a sessão de hoje, alguns assuntos importantes foram levantados pelos deputados Romildo Titon, Joares Pinticelli e agora pelo deputado Neodi Saretta. Eu, nessa questão, entendo os dois lados, deputado Silvio Dreveck. Concordo quando falamos um pouco sobre essa questão de termos cuidado com a inconstitucionalidade das proposições. Já existe essa orientação da Casa, os técnicos estão passando por essa revisão, mas entendo que muitas vezes é preciso provocar, de alguma forma, para que possamos ter o resultado que todos queremos, que é bem do cidadão.
Sr. presidente, pedi a palavra no dia de hoje porque, na verdade, estou fazendo a segunda edição de um programa que lancei por ideia da minha assessoria, ou seja, abrir a possibilidade de, uma vez por mês, trazermos um cidadão comum para passar um dia de deputado. Esse programa tem dado um resultado tão grande, deputada Luciane Carminatti, que agora parece que teremos que fazê-lo duas vezes por mês em função do número de pessoas que se inscreveram através do nosso site, que é o www.knunes.com.br, e também do twitter.
Gostaria de fazer uma pequena reparação ao Diário Catarinense, que hoje publica uma foto mostrando que os deputados, ontem, durante a sessão, estavam com a página do twitter aberta. O tema da matéria é "(Des)conectados da sessão", fazendo uma crítica aos deputados que estariam olhando o twitter.
Sinceramente, fiquei frustrado com a matéria do Diário Catarinense. Quando falamos, deputado Neodi Saretta, do político 2.0, que precisa usar as ferramentas da informática para interagir com a população - e sei que a deputada Luciane Carminatti e o deputado Ismael dos Santos estavam fazendo isso -, vem um jornal, que usa o twitter para divulgar as suas funções, dizer que o parlamentar está desconectado. Desculpem-me, RBS e Diário Catarinense, mas vocês deram uma bola fora, completamente fora, ou passo a pensar que vocês não querem que os deputados utilizem as redes sociais para que vocês dominem a massa pública!
Não posso, sr. presidente, entender que um veículo de comunicação critique deputados que estão interagindo com os seus eleitores através do twitter! Não consigo entender isso! Se estivéssemos vendo - e isso já apareceu no Congresso Nacional - fotos pornográficas ou qualquer coisa semelhante, poderiam fazer qualquer tipo de crítica. Agora, um jornal respeitado como o Diário Catarinense fazer uma crítica de dois deputados que estavam interagindo através do seu twitter, que é uma ferramenta de trabalho, é porque não sabe o que é o twitter ou não quer que os deputados o utilizem! Acho que quanto mais deputados utilizarem o twitter para dizer o que estão fazendo, para ouvir as pessoas, melhor vai ser para a política brasileira!
Por que ninguém questiona onde ando, deputado Silvio Dreveck? Por que ninguém questiona as viagens que faço em missão da Assembleia Legislativa? Porque todo mundo que me seque no twitter sabe onde estou, o que estou fazendo. Prova disso é o seguinte: acessem o meu site ou o meu twitter e verifiquem o relatório da comissão sobre a visita ao Morro do Baú. Está lá, em vídeo, já!
Agora, não vejo razão para o Diário Catarinense colocar uma foto e criticar os deputados dizendo que estão desconectados! Devo dizer à equipe do Diário Catarinense que, nós, deputados da nova geração, que chamo de político 2.0, conseguimos fazer duas coisas ao mesmo tempo, sem precisar desconectar-nos ou perdermos a atenção de algumas coisas. É possível ouvir o que está acontecendo no plenário, interagir com o cidadão que está cobrando as coisas no twitter e, inclusive, ver as intenções, muitas vezes, de vocês. Prova disso é que, através do twitter, abrimos um programa que traz a possibilidade de qualquer cidadão se inscrever e passar um dia de deputado.
No mês passado, trouxemos uma estudante de Direito, de Joinville, Natália Ferrari, e hoje trouxemos um filho de um pescador, um estudante de Edificações, morador da cidade de Governador Celso Ramos, que aos 19 anos fez uma bonita redação para participar do programa e a minha equipe decidiu que hoje o deputado por um dia seria ele.
Gostaria, sr. presidente, de dar os meus quatro minutos restantes para que ele possa falar e mostrar que queremos fazer as coisas de forma diferente, que podemos fazer muito, sim, abrindo essa possibilidade.
Quero dizer ainda que no próximo mês a pessoa que irá passar um dia de deputado será uma dona de casa que a nossa equipe já escolheu. E vai ser muito legal! Deputada Luciane Carminatti, sei que v.exa. e as mulheres vão estar aqui para ouvi-la.
No dia de deputado, coloco o broche, ele senta na minha mesa, anda na poltrona da frente do carro e todos os assessores o chamam e tratam-no como deputado, para que ele possa sentir-se como um deputado de fato. Isso é muito interessante para que possamos despertar uma consciência diferente nos cidadãos que participarem do programa.
Por isso, peço vênia a todos os deputados para que a sessão seja suspensa e assim possamos ter a participação, neste tempo restante do meu horário, do jovem Wesley, deputado por um dia!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)