Pronunciamento

Kennedy Nunes - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/10/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, o projeto que vamos votar agora, como disse o deputado Silvio Dreveck, é aquele projeto que veio com o substitutivo global por conta das sentinelas desta Casa. Ou seja, fomos nós, a Oposição, que alertamos todos os catarinenses e os deputados que tinha um aumento de até 9.500%. E o governo reconheceu o erro, voltou atrás, mas mesmo assim eleva as taxas, e agora todas elas, todas elas, com o índice dos últimos anos.
Quero deixar bem clara aqui a posição da nossa bancada do Partido Progressista, que vai votar contra este projeto, por acreditar que o povo já está sendo onerado demais. Por exemplo, deputado João Henrique Blasi, na nossa gestão, na gestão do PP, não se cobrava para a pessoa tirar a carteira de identidade. No governo do PMDB começou a cobrança de um documento obrigatório, começou a cobrança. Mas agora vai ser aumentado pelo índice de inflação, porque nós, da Oposição, berramos nesta Casa e alertamos a sociedade catarinense dos aumentos abusivos que viriam.
É o mesmo que está acontecendo, nesta Casa, com o projeto que está tramitando aqui, que aumenta também as taxas de serviços ambientais, principalmente aquelas relacionadas ao setor de ambulatório, de pesquisa e análises ambulatoriais, que chegam a 1.900%.
Nobres pares, diante de tudo isso o pessoal do governo diz que foi apenas um erro, que apenas aconteceu um erro. Quer dizer, se as sentinelas da Oposição, nesta Casa, não ficarem atentas a esses erros, serão cobrados e aprovados? É cobrado, e fica tudo assim?
Por isso, oriento a minha bancada, o Partido Progressista, chamo a atenção da bancada do Partido dos Trabalhadores e, principalmente, da do Democratas, que têm sido guerreiros contra o aumento das taxas neste estado e neste país, no sentido de que possam pelo menos pensar nas pessoas e acabar com esse aumento, com mais um aumento.
Não basta só o aumento de cargos, não basta só o aumento de secretarias, agora têm também que aumentar em algum lugar, deputado Joares Ponticelli, para pagar o cabide de emprego. E eles estão aumentando as taxas de Segurança Pública, pois todo mundo precisa pagar. Por isso, o nosso voto é contra, sr. presidente.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)