Pronunciamento

Kennedy Nunes - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/08/2020
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Demonstra-se favorável ao retorno das atividades dos berçários e maternais. Cita o longo tempo de inatividade dessas instituições, 147 dias, e a necessidade dos pais que precisam desse suporte para exercer suas profissões.
Chama atenção para a crise econômica que estão enfrentando as escolas privadas, e cita números: são 500 mil alunos, 800 estabelecimentos particulares, que geram 40 mil empregos diretos. Destaca a economia de R$10 bilhões ao ano que os centros educacionais particulares representam para o erário público e expõe a necessidade do Governo fornecer algum tipo de apoio financeiro a essas organizações durante a pandemia. Adverte que, se não houver nenhum incentivo, a consequência será uma futura saturação na rede do ensino público.
Critica a falta de interação do Governo com as entidades e representantes educacionais. Enfatiza que não está defendendo a volta às aulas, mas, sim, o retorno das creches de 0 a 3 anos, ficando a critério dos pais a participação de seus filhos.
Complementa a fala da Deputada Paulinha de que os Prefeitos podem decidir sobre o retorno das creches, e esclarece que o prefeito só pode tomar uma decisão se for mais restritiva que a decretada pelo Governo. Assim, o Governo tem que fazer um decreto deixando aos municípios a decisão sobre as creches.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Cita preocupação com o retorno das atividades escolares devido à possibilidade de novos focos de contaminação. Lamenta o sofrimento e as consequências da inatividade de alguns segmentos, bem como dos centros de ensino.
Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Demonstra preocupação com a situação de pais que precisam trabalhar e não têm onde deixar seus filhos. Chama a atenção para a gravidade do problema e a necessidade de novos debates para buscar soluções urgentes, pois muitas crianças estão vivendo em estado de quase abandono. [Taquigrafia: Roberto]