Pronunciamento

Kennedy Nunes - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/03/2009
O Sr. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Muito obrigado, sr. presidente.
Na verdade, estamos aqui tratando de um projeto de lei, deputado Ismael dos Santos, que visa garantir a inclusão do tipo sanguíneo e do fator RH na Carteira de Identidade.
Deputado Elizeu Mattos, a cada dia temos mais e mais acidentes por conta do nosso trânsito, por falta de educação, até, de alguns motoristas. E por exemplo, deputado Antônio Aguiar, temos cada vez mais forte a possibilidade de recebermos na estrada o atendimento emergencial. E muitas vezes o fato de ter na carteira de identidade o fator RH e o tipo sanguíneo pode com certeza salvar muitas vidas.
Por exemplo, tenho colado, deputado Deba, na minha Carteira de Identidade um adesivo com o meu tipo sanguíneo e o fator RH, 0+. E nós entendemos que isso é de extrema relevância para salvar uma vida.
Então, por isso e por entender que esse projeto tem, no seu bojo, a necessidade de salvar vidas, por conta de acidentes não só automobilísticos, mas acidentes outros, que podemos ter no dia-a-dia, peço a aprovação pelos nobres deputados.
Quero agradecer aos deputados que deram o parecer favorável na comissão de Saúde, da qual participamos. E peço o voto pela aprovação desse projeto, já que é de extrema importância e não vai gerar nenhuma despesa para o Executivo, porque o cidadão que quiser ter na sua Carteira de Identidade esse dado, sr. presidente, ele fará o exame, trará o atestado para ser incluído na Carteira de Identidade. Ou seja, não vai gerar nenhuma despesa ao Executivo. E o cidadão que quiser terá essa oportunidade.
Lembramos aqui, sr. presidente, que antigamente as carteiras de identidade tinham somente a filiação, a data de nascimento e o local de nascimento. Hoje já têm o número do CPF. Ou seja, a intenção é diminuir o número de documentos para termos na carteira. E agora nada mais justo do que a possibilidade do cidadão que quiser, poder ter a sua Carteira de Identidade com o fator RH e o tipo sanguíneo, deputada Ana Paula Lima, v.exa. que é enfermeira sabe como é importante o cidadão ter isso na sua Carteira de Identidade.
Por isso peço a aprovação dos nobres deputados.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Deputado, tive a satisfação de relatar esse projeto de sua autoria na nossa comissão de Segurança. E é evidente que relatamos favoravelmente justamente por sabermos da importância dessa informação nos casos de acidentes graves com vítimas que chegam aos hospitais.
Então, se já existe de imediato o atendimento de socorro de urgência feito pelo paramédico, pelos bombeiros, lá na rodovia ou em qualquer outra área que ocorra um acidente, a possibilidade dessa informação nas emergências dos hospitais e demais instituições de atendimento a saúde, é de suma importância, inclusive para acelerar procedimentos e mecanismos que possam vir a salvar vidas. Parabenizo v.exa. pela iniciativa e quero dizer da minha satisfação de ter a oportunidade de relatar favoravelmente na comissão de Segurança.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Obrigado, sr. deputado. Agradeço a todos esses deputados que vão votar favoravelmente a este projeto.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)