Pronunciamento

Kennedy Nunes - 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2011
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, gostaria de dizer que, às vezes, deputado Romildo Titon, as ementas estratificam a importância do corpo do projeto.
Este projeto que estamos votando agora, e peço vênia aos deputados para que seja aprovado, cria, na verdade, no calendário oficial de Santa Catarina, o Dia do Nascituro, dia 8 de outubro.
Essa é uma iniciativa da Fenasp, sendo nacional, e queremos, deputado Volnei Morastoni, que todos os estados possam comemorar no dia 8 de outubro, deputado Padre Pedro Baldissera, o Dia do Nascituro, porque acreditamos que, tanto na Constituição Federal quanto no Código Civil e no Estatuto da Criança e do Adolescente, a vida é uma garantia da criança e do adolescente.
E criando o Dia do Nascituro aqui em Santa Catarina queremos, na semana que precede o dia 8 de outubro, trabalhar, deputado Sargento Amauri Soares, nas escolas públicas, nas entidades, nas igrejas, a importância que tem o nascituro. São nos primeiros dias de gravidez que uma série de identificações nossas foram criadas e ainda o são quando há a fecundação do óvulo.
Esse dia é para refletir nessa linha a importância da gravidez, a importância de mantê-la. Esta Casa tem, presidente, um trabalho fantástico com relação à adoção de crianças, comandado pela deputada Dirce Heiderscheidt, que, na verdade, trabalha com a adoção de crianças com um pouco mais de idade, que são as mais difíceis de serem adotadas.
Eu ontem protocolizei nesta Casa um projeto de lei que cria um grupo, deputado Nilson Gonçalves - e essa lei já existe em Pernambuco -, que trabalha as mães que querem doar os seus filhos ao ficarem grávidas. Esse grupo trabalha para preparar essas mães, falando da importância da gravidez.
Deputado Volnei Morastoni, 70% das mães que são trabalhadas por esse grupo no estado de Pernambuco acabam, depois desse trabalho feito por profissionais, desistindo da doação do bebê. Esse é um assunto que temos que trazer para cá e discutir. Por isso, peço vênia aos deputados e às deputadas para que possamos aprovar esse projeto e colocarmos, no calendário oficial do estado, a importância do Dia do Nascituro, para que possamos trabalhar os homens, as mulheres, os professores, os orientadores e todas as pessoas que estão à frente de alguma comunidade, exercendo algum tipo de liderança, falando sobre a importância do processo de gravidez.
Quero, então, parabenizar a Fenasp que, através dessa campanha nacional em todos os estados, está criando um trabalho para referendar nacionalmente como o dia 8 de outubro o Dia do Nascituro porque somos contra o aborto.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)