Pronunciamento

Kennedy Nunes - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2008
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Muito obrigado sr. presidente, srs. deputados, colegas de imprensa que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, eu venho a esta tribuna para dois assuntos.
Eu quero, em nome da bancada do Partido Progressista, responder ao deputado Elizeu Mattos que está aqui, uma vez que ele deu uma declaração, que foi publicada no jornal, dizendo que a ausência do deputado Joares Ponticelli teria aumentado o nível dos debates nesta Casa.
Deputado Elizeu Mattos, quero agradecer as maçãs que v.exa. nos deu, mas, por favor, gostaria que escutasse a declaração da nossa bancada em relação à sua colocação no jornal sobre a ausência do deputado Joares Ponticelli.
(Passa a ler.)
"A declaração do deputado Elizeu Mattos é, em primeiro lugar, deselegante porque ataca um parlamentar que está ausente, em viagem, e não pode se defender. O que podemos responder é que não são as denúncias ou afirmações do deputado Ponticelli que baixam o nível na Assembléia Legislativa: ele sempre levanta as questões de forma responsável e dentro da prerrogativa do parlamentar, que é a de fiscalizar os atos do governo. O que baixa o nível são as respostas ofensivas, evasivas e os ataques gratuitos de alguns poucos deputados da base governista, mais preocupados em mostrar serviço ao governador do que em dar as respostas que a sociedade catarinense quer e precisa saber. Por fim, gostaríamos que o deputado Elizeu Mattos, se desejar, repita a sua declaração pessoalmente ao deputado Ponticelli, quando este reassumir."[sic]
Feita esta declaração, sr. presidente, o deputado Silvio Dreveck costuma dizer que em política só não viu boi voar. O deputado Sargento Amauri Soares já deve ter ouvido essa frase: "Só não vi boi voar". Vermos um boi voar uma vez, já é alguma coisa inédita, agora, vermos o boi voar duas vezes, é inacreditável! E o boi voou, na minha concepção, de novo em Joinville.
O nosso governo, o governo do Esperidião Amin, deixou as obras físicas do Hospital Materno-Infantil 98% concluídas. Quando assumiram os governadores Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira, ficaram três anos e meio sem fazer nada no hospital. Na véspera das eleições para o governo do estado foram lá, em meados de julho de 2006, e inauguraram o Hospital Materno-Infantil Dr. Jesser Amarante, que até hoje, maio de 2008, não funciona na sua totalidade, apenas 27%.
Parece, deputado José Natal, que o governo do estado está acostumado a fazer inaugurações de obras passo a passo. Entendo que inauguração de obra pública deve ser feita; pode ser entregue um equipamento público à comunidade; dá para fazer festa, afinal de contas foi empregado bem o dinheiro e agora a comunidade, após a inauguração, já pode usar aquele equipamento público. É isso, deputado Sargento Amauri Soares? No mínimo é isso.
Mas naquela época o governo do PMDB já passou 171 no eleitorado joinvilense: inaugurou uma obra que não funciona até hoje. E o boi voou; é o boi voando. E seu eu dissesse que nesta semana o boi voou de novo?! Se eu disser que nesta semana, deputado Silvio Dreveck, na sexta-feira, houve a inauguração de uma ala emergencial do Hospital São José: a Ala Emergencial Dr. Ulysses Guimarães? Inauguraram a ala, deputado Sargento Amauri Soares, mas pegaram as macas da ala já em uso e levaram para lá, trocaram, inauguraram e no outro dia tiraram as macas de lá e hoje a ala não está funcionando. E a sociedade joinvilense e catarinense pensa e imagina que em Joinville houve o aumento de leitos ou de especialidades para emergências.
Deputado Silvio Dreveck, estou dizendo de novo: tiveram a coragem de inaugurar sem funcionar. Hoje pela manhã eu estava conversando com um funcionário do Hospital São José que trabalhou até antes da inauguração e que não teve coragem de ir à inauguração porque foram eles que tiraram as macas de um setor e colocaram lá para o governador inaugurar. O governador quando foi lá no hospital, tempos atrás, mandou tirar os pacientes do corredor para que quando ele passasse não houvesse ninguém no corredor.
Agora, na sexta-feira, deputado Elizeu Mattos, o seu governo foi a Joinville dar 171 de novo: inaugurar uma obra que não está funcionando e não vai funcionar nos próximos dias; inaugurar uma obra com leito emprestado de onde já está faltando.
Então, primeiro o boi voou em 2006, quando inauguraram o Hospital Materno-Infantil Dr. Jesser Amarante, que não está funcionando até hoje. E na sexta-feira o boi voou de novo, em Joinville, pois inauguraram a Ala Emergencial Dr. Ulysses Guimarães, que não está funcionando.
E se eu disser para v.exa., deputado Pedro Uczai, que no sábado o boi voou de novo?! É, eu já vi o boi voar três vezes na política. E sabem aonde voou? No rio Cachoeira, com o tal do JET BUS. O tão propalado JET BUS. Levaram para lá autoridades e colocaram o JET BUS e o governador foi no JET BUS junto com outros; fizeram o trajeto de Joinville até São Francisco de JET BUS, pelo rio Cachoeira. Como já gastaram quase R$ 200 mil para fazer o ponto para embarcar no JET BUS, eu pensei, segunda-feira eu vou lá. Vou lá para pegar o JET BUS e ir até São Francisco. O boi voou e o JET BUS não funciona. Inauguraram no sábado e hoje não está funcionando, porque disseram que era só uma viagem inaugural e que agora para o JET BUS funcionar tem que pagar a fretagem toda porque não vai funcionar.
Sr. presidente e srs. deputados, eu não sei que tipo de mentalidade um governo tem quando inaugura coisas que no outro dia não funcionam. Não sei o que é que o deputado Manoel Mota vai responder à sociedade catarinense.
Deputado Manoel Mota, quero convidar v.exa. para ir comigo à Ala Emergencial Dr. Ulysses Guimarães, que o seu governador inaugurou na sexta-feira, e verificar o que há lá. Vamos lá comigo, deputados Manoel Mota e Elizeu Mattos. Vamos lá, em Joinville. Quero convidar v.exas. para irem comigo a Joinville e verificar que a obra inaugurada pelo governo do PMDB, pelo governador Luiz Henrique da Silveira, hoje não está funcionando. Pegaram maca de um lado e colocaram no outro. Quando terminou a inauguração, levaram de volta.
Também convido v.exas. para passear de JET BUS quando começar a funcionar, mas já inauguraram no sábado. Inauguraram no sábado! Inauguraram na sexta-feira o hospital, com foguetório, foto de inauguração e faixa de descerramento. Algo que deveria estar funcionando hoje para diminuir o caos em que está o Hospital São José, mas não está, por quê? Porque mais uma vez o boi voou em Joinville: voou no Hospital Dr. Jesser Amarante em 2006; voou na sexta-feira no Hospital São José e voou sábado no rio Cachoeira.
Isso é palhaçada contra o povo de Joinville! Repudio esse tipo de ação do governo. Não brinquem com o povo de Joinville.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)