Pronunciamento

Kennedy Nunes - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/03/2008
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, nós, lá em Joinville, estamos passando por uma situação muito complicada quando se trata da Delegacia Regional do Trabalho. E digo isso com conhecimento de causa, até porque já tive a oportunidade e a honra de ser subdelegado do Trabalho naquela cidade.
Joinville se destaca exatamente pela sua pujança na área da empregabilidade. Hoje é o município que mais emprega e também é importante pela área das indústrias. Mas o que não podemos admitir é o trabalhador ter de ir às 2h para a fila na subdelegacia do Trabalho para tentar conseguir uma carteira de trabalho, documento indispensável para quem quer trabalhar. E o que está acontecendo em Joinville é exatamente isso: trabalhadores estão indo às 2h para a fila na subdelegacia do Trabalho e quando ela abre, às 8h, os funcionários distribuem 50 senhas para eles. Para os primeiros 50 tudo bem. A partir do 51 não há mais senha, e eles têm que voltar outro dia, se quiserem entrar.
É um absurdo o que está acontecendo em Joinville! Eu recebi reclamações na televisão em que senhoras com crianças não têm sequer prioridade no atendimento. Uma mãe com uma criança de oito meses no colo, que estava lá embaixo do sol quente, não tinha prioridade no atendimento.
Portanto, este é um assunto extremamente delicado que nós, de Joinville, estamos passando, e eu gostaria, com a aquiescência do deputado Darci de Matos, que já foi delegado do Trabalho também no mesmo período em que fui, de co-assinar esta moção e que o Ministério do Trabalho descomplicasse essa questão da carteira de trabalho, porque antes, quando não era informatizado esse serviço, era muito mais rápido.
O que está acontecendo agora é que o trabalhador está sendo cerceado do seu direito digno, divino, de procurar um trabalho, porque a subdelegacia do Trabalho de Joinville está lerdeando, atrasando, prejudicando o trabalhador joinvilense.
Por isso gostaria de co-assinar essa moção, com a aquiescência do deputado Darci de Matos, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)