Pronunciamento

Kennedy Nunes - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/03/2010
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, catarinenses aqui presentes, vereadores-mirins que já foram citados, hoje faço aqui uma homenagem a algo muito importante que acontece na minha cidade, Joinville, deputado Polaco, que é a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Tenho aqui, inclusive, a camiseta que foi elaborada para comemorar os 10 anos, deputada Professora Odete de Jesus, dessa importante escola.
Vai ser prestada - e ontem eu estava entrevistando eles - uma homenagem especial, nos próximos dias, e eu queria deixar aqui registrado os dias em ela que vai acontecer.
Mas, além disso, eu falar um pouquinho do momento que o Bolshoi passa, deputado Genésio Goulart. Nesses dez anos, mais de mil crianças já foram beneficiadas com o vínculo social do projeto que foi criado pelo hoje governador Luiz Henrique e na época prefeito de Joinville. Foi ele que foi lá, buscou e trouxe a escola para o município.
O Bolshoi passou por um processo complicado, mas logo depois conseguiu sobrepor essas dificuldades, deputada Professora Odete de Jesus, e hoje a Escola de Teatro Balé Bolshoi é o que é.
Só no ano passado, segundo informações do coordenador do balé Bolshoi, mais de 65 mil pessoas assistiram aos eventos produzidos pelas crianças do balé Bolshoi.
Deputado Elizeu Mattos, o balé Bolshoi não só forma bailarinos, mas também cidadãos cultos. A visão social que o balé Bolshoi teve lá em Joinville, nesses dez anos, é o que eu quero aqui ressaltar. Eles pegam crianças que, muitas vezes, moram na periferia e nunca tiveram na vida a ideia de algum dia poder ter acesso a esse tipo de cultura, a esse tipo de vida, que é uma vida clássica e que agora elas a têm através da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Quero dizer que, nesses dez anos de existência, a escola preparou algumas apresentações que serão realizadas no centro de eventos Karl Hansen, em Joinville, nos dias 15, 16 e 17 de março. E todos os deputados e os catarinenses que nos acompanham pela TVAL estão convidados para prestigiar.
No dia 15 de março, às 8h, será a grande Suíte do Balé com Dom Quixote, que terá a duração, deputada Ana Paula Lima, de 1h15 e contará com a presença de dois bailarinos do balé Bolshoi da Rússia.
No dia 16 haverá a estreia de Giselle, com duração de 1h30, uma produção feita pelos alunos do balé Bolshoi.
No dia 17 de março, também às 8h, haverá o Grande Gala Bolshoi, com duração de 1h15, quando haverá uma noite de gala que poderá ser assistida por todos.
Nessa comemoração dos dez anos do balé Bolshoi, deputado Sargento Amauri Soares, a possibilidade de as pessoas assistirem é muito de boa, porque os ingressos variam entre R$ 5,00 e R$ 20,00.
Portanto, eu estou aqui, deputado Lício Mauro da Silveira, fazendo o convite aos deputados que quiserem assistir a um bom espetáculo. E, diga-se de passagem, todo cenário foi produzido pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil de Joinville no Brasil, a única escola de balé Bolshoi fora do mundo.
Então, nesses dez anos, eu visto a camisa do balé Bolshoi. Pena que não haja uma sapatilha n. 43, porque senão já iria... Já que não há a sapatilha n. 43, deputado presidente, eu visto a camisa do Bolshoi e faço esse convite a todos os deputados.
A Sra. Deputada Professora Odete de Jesus - V.Exa. me permite um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
A Sra. Deputada Professora Odete de Jesus - Parabéns, deputado, pelo tema de suma importância para todos os catarinenses.
V.Exa. se referiu às crianças da periferia. Que projeto magnífico! Foi uma bela ideia que Luiz Henrique da Silveira, hoje nosso governador do estado, teve quando prefeito. Assim ele pôde fazer esse trabalho belíssimo no município de Joinville.
Eu já residi em Joinville e sei dos problemas da periferia, deputado Kennedy Nunes. Quero dizer que no dia 15 de março vou movimentar a minha agenda para poder, com v.exa., ver essas crianças carentes que foram resgatadas através do projeto Balé Bolshoi. Parabéns, deputado Kennedy Nunes.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Será bem-vinda, deputada Professora Odete de Jesus, a Joinville, principalmente para assistir a esses espetáculos tão importantes.
A Sra. Deputada Ada De Luca - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Pois não!
A Sra. Deputada Ada de Luca - Deputado Kennedy Nunes, gostei de ouvir o seu discurso, por uma razão: as coisas correm bem, saem bem para a sociedade. Quando o Balé Bolshoi foi trazido pelo governador Luiz Henrique da Silveira, ele foi muito pichado. Nós escutávamos e líamos críticas, porque pairava uma dúvida, e graças à competência dos seus administradores, à força dada pelo governo do estado, está aí hoje essa maravilha, e v.exa. sendo de Joinville é um privilegiado. Quem não queria ter um Balé Bolshoi em sua cidade?
Nobre deputado, partindo de v.exa. só podia ser elogios mesmo, porque a sua família é apreciadora da arte, principalmente a clássica, assim como eu, que fiz seis anos de conservatório de piano também. V.Exa. e a sua família, tenho certeza, cada vez mais vão crescer dentro dessa coisa poética maravilhosa, a arte - harpa, piano, violão e dança.
Parabenizo v.exa., deputado Kennedy Nunes, pelos seus elogios ao Balé Bolshoi, que está de parabéns. Eu não perco os festivais e se Deus quiser vou estar lá.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Deputada Ada De Luca, v.exa. está convidada a participar e obrigado.
Só digo aqui, antes de ceder aparte ao deputado Elizeu Mattos, que só visto a camisa do Balé Bolshoi e venho aqui parabenizá-los, porque hoje ele está nas mãos de pessoas sérias. Eu já estive aqui nesta tribuna outras vezes e critiquei. Mas hoje o Balé Bolshoi está nas mãos de pessoas sérias, o presidente dr. Valdir, o coordenador, enfim, hoje ele está nas mãos de pessoas sérias e por isso merece que eu vista a sua camisa e faça essa homenagem especial.
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNESS - Pois não!
O Sr. Deputado Elizeu Mattos - Eu tenho acompanhado os seus pronunciamentos. E v.exa. ocupa esta tribuna constantemente. Eu acho que é um dos deputados que mais assoma à tribuna. Portanto, tenho acompanhado os seus pronunciamentos, grandes pronunciamentos, mas eu sem dúvida acho que este é o melhor pronunciamento que já ouvi nesta Casa, que é o reconhecimento daquilo que iniciou lá atrás, e talvez tenha sido um "peitaço" do governador Luiz Henrique da Silveira. Eu sei o que se fala do Balé Bolshoi, porque há muitas pessoas de Lages que fazem parte dele, professor e alunos.
Esse reconhecimento não denigre ninguém, não faz ninguém ficar menor. Reconhece a coisa boa, a coisa certa, dá engrandecimento à pessoa. E hoje v.exa. foi grandioso nesta tribuna por reconhecer que o Balé Bolshoi foi um grande projeto para Joinville e para Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Obrigado, deputado Elizeu Mattos. Eu sempre digo que não tenho vergonha alguma de assomar a esta tribuna para criticar quando se precisa e elogiar quando é merecido. Eu já critiquei o Balé Bolshoi nesta tribuna, deputada Professora Odete de Jesus, naquele momento em que passava por aquelas situações. E hoje só estou vestindo a camisa e parabenizando, porque está nas mãos de pessoas sérias. E quem é que pode agir diferente, se tem na sua cidade uma instituição como o Balé Bolshoi?
Parabéns, organizadores, supervisores, alunos, professores! Parabenizo também o governador Luiz Henrique da Silveira, que teve a idéia de trazê-lo para o Brasil, com as críticas à parte. Inclusive, a bíblia diz: "Dai a honra a quem merece". E nós estamos fazendo isso aqui.
Então, por isso, volto a dizer que nos dias 15, 16 e 17 todos os deputados, todos os catarinenses, estão convidados a participarem da grande festa que irá acontecer no Centreventos Cau Hansen, pelos dez anos da nossa escola, a Escola de Teatro Balé Bolshoi no Brasil, e falo de boca cheia, a única fora da Rússia.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)