Pronunciamento

Kennedy Nunes - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/08/2020
DEPUTADO KENNEDY NUNES (Orador) - Comenta que acaba de sair de uma endoscopia e que, felizmente, está bem. A segunda boa notícia, que traz aos catarinenses, é que o processo de impeachment vai continuar.
Diz que essa liminar que o Governo conseguiu no Tribunal de Justiça só melhora o processo, ele não acaba. Outrossim, afirma que é muito bom o que aconteceu, porque esta decisão da Justiça, desta liminar, que vai exigir este cuidado no amplo direito de defesa, só oficializa que o Tribunal de Justiça está vendo, participando, e acaba com a teoria da conspiração, de que é uma ação política.
Explica os ritos do processo, sendo que a primeira fase consiste em acatar a denúncia. Também alerta os catarinenses que é mentira de quem diz que esta ação foi arquivada pelo Ministério Público, porque a ação que foi arquivada não é a denúncia que foi acatada.
Ressalta que o Governador vive de mentiras, pois alega que nada sabia do hospital da Marejada e dos respiradores.
Afirma que o Pleno do Tribunal de Contas disse que tem crime de responsabilidade por falta de embasamento legal na questão dos procuradores. Outrossim, diz que o Governo não está questionando o crime, a linha de defesa do Governo é no rito do processo. Entretanto, acredita que quando alguém vem criar problemas no rito do processo, e sequer fala do crime ou do objeto da denúncia, é porque não tem o que se defender.
Lembra que, na CPI, as pessoas ouvidas também não sabiam de nada, e essa teoria de não saber de nada é antiga, é bíblica, e iniciou no Jardim do Éden. Cita que, neste caso, o Moisés diz que não sabia de nada, a Daniela diz que foi enganada, e talvez sobre para o jardineiro. Entretanto, agora a Justiça está junto, e quem vai definir isso não são os Deputados. Esclarece que os Deputados até podem aprovar, mas quem afasta o Governador é a Justiça, e quem determina todo o processo depois disso é a lei eleitoral. [Taquigrafia: Guilherme]