Pronunciamento

Kennedy Nunes - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/09/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, público aqui presente, funcionários desta Casa, colegas da imprensa, telespectadores que nos acompanham pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital.
Quero rapidamente falar sobre três assuntos e gostaria de chamar a atenção dos senhores.
O primeiro, é que estamos vivendo a Semana Nacional de Conscientização dos Acidentes de Trânsito, para evitarmos os acidentes de trânsito.
Deputada Odete de Jesus, o Congresso Nacional, aliás, o Brasil fala tanto em dois acidentes que aconteceram, um no ano passado, com o avião da GOL, e outro, este ano, com o avião da TAM, dois acidentes que mataram em torno de 400 pessoas ou quase isso.
Só neste último feriadão, deputado Silvio Dreveck, aconteceram, nas rodovias federais, 80 mil acidentes, envolvendo quase 200 mil pessoas. E ainda temos a tendência de achar que os acidentes de avião são mais preocupantes do que o dia-a-dia que estamos vivendo.
As nossas UTIs estão extremamente lotadas por vítimas de acidentes de trânsito; os leitos dos hospitais, que deveriam estar atendendo doentes, estão sendo ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Ou seja, estamos vivendo uma carnificina aqui no Brasil com relação aos acidentes de trânsito e nós precisamos fazer e trabalhar a orientação.
Outro assunto que gostaria de deixar registrado é que está acontecendo...
O Sr. Deputado Professor Grando - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NENUS - Pois não!
O Sr. Deputado Professor Grando - Deputado Kennedy Nunes, v.exa. tocou num ponto chave, quando disse que muitas das UTIs dos nossos hospitais, principalmente filantrópicos, de interior, por onde essas estradas passam, às vezes estão cheios.
Então, nada mais justo do que o nosso projeto, que pode até ser transformado em indicação, mas sendo levado por todo este Parlamento, de que esses hospitais filantrópicos recebam 10% do valor das multas aplicadas pelo Detran, que é uma maneira de a política pública ajudar os hospitais comunitários. Acho meritório e necessário direcionar 10% das multas aos hospitais comunitários, uma vez que a maioria dos pacientes é proveniente de acidentes de trânsito.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Obrigado pelo aparte.
Outro caso é a greve dos Correios. Nós estamos vivendo a greve da empresa com maior credibilidade do país. O sindicato da federação dos funcionários dos Correios fala em uma adesão de 80%.
Agora, pasmem os senhores, a nossa sociedade vai ser prejudicada porque as contas que não forem entregues no prazo do vencimento, o Código diz que é o credor que pode dar desconto ou não daquilo que os Correios não entregarem.
Então, nós vamos ter no Brasil inteiro, não é diferente aqui no estado de Santa Catarina e na minha cidade também, em Joinville, problemas com relação às entregas. Hoje à tarde, neste momento a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e também a federação estão reunidos no Tribunal Superior do Trabalho para tentar achar uma medida para acabar com essa greve que já dura uma semana.
Outro assunto que eu queria trazer aqui, é que ontem, fazendo o meu programa de televisão, em Joinville, surgiu um fato que deve estar acontecendo na cidade de vocês. Motoristas de caminhão - deputado Joares Ponticelli, em Tubarão há muitos caminhoneiros - não estão conseguindo pegar cargas e nem emprego se estiverem com os seus nomes em órgãos de proteção ao crédito porque as seguradoras dizem que se o motorista estiver com o nome protestado, não pode dirigir.
Eu vou propor uma audiência pública aqui, trazendo para cá as seguradoras, o Ministério Público do Trabalho, nós vamos trazer essa dificuldade que para mim é uma discriminação.
Mas a pedido da liderança do nosso partido, pois chegaram várias ligações em nosso gabinete, porque houve gente que não assistiu ontem, vou pedir que passem novamente o vídeo de uma pessoa que fala do que está acontecendo no país e dá o nome de quem corrompe o Parlamento.
(Procede-se à exibição do vídeo.)
Quem fala isso, srs. deputados, é o sr. Dejandir Dalpasquale, ex-ministro, ex-secretário estadual e ex-presidente estadual do PMDB, que diz algumas frases impressionantes: "Quem manda na Assembléia é o governador. É o Executivo, que tem a caneta e a mala na mão, que corrompe o Legislativo".
Não é a Oposição falando, deputado Manoel Mota, é o seu ex-presidente, filiado ainda no seu partido, o mesmo que disse que neste governo havia pobres que se tornaram milionários.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)