Pronunciamento

Kennedy Nunes - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/03/2007
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, sras. deputadas, srs. deputados, público que nos assiste pela TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, colegas de imprensa e funcionários desta Casa, nós, da bancada do Partido Progressista, juntamente com os demais partidos que compõem a Oposição deste Parlamento, como o PRB, da deputada Odete de Jesus, e o Partido dos Trabalhadores, sempre falamos, deputado Sérgio Grando, que a Oposição desta Casa é sentinela.
Eu já expliquei aqui que a sentinela não tem a obrigação de enfrentar o inimigo, a sentinela deve avisar os riscos, deputado Narcizo Parisotto, que o seu povo está sofrendo para ver se consegue mobilizar as forças para ir em sua defesa, sim, e contra o seu adversário, o seu inimigo. E com uma postura séria e coerente, que vai marcar a nossa passagem por esta Casa, naquilo que nós não conseguirmos ser vitoriosos, aqui no plenário, por força de termos um número desfavorável em relação à Situação, pois, afinal de contas, são 27 contra 13, nós vamos, sim, fazer justiça e buscá-la.
Eu falo, hoje, de algo que desde segunda-feira está repercutindo de forma grandiosa nos jornais, e que já foi assunto aqui de outros parlamentares, ou seja, a declaração do ex-presidente e ex-ministro Dejandir Dalpasquale com relação a possíveis improbidades administrativas, deputada Ana Paula Lima, que poderiam estar ocorrendo neste governo.
Deputado Silvio Dreveck, quando alguém diz assim: "Eu conheço alguns pobres que estão ficando milionários neste governo", o que dizemos? Apontem os nomes! Não é possível jogar para o alto algo que acham que pode estar acontecendo, sem apontar os nomes, deputado Marcos Vieira. Se ele faz uma acusação dessas, tem que apontar os nomes!
A repercussão que houve na imprensa dessa declaração feita na posse do novo presidente estadual do PMDB, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, repercutiu na segunda-feira, na terça-feira e na quarta-feira. E a frase que ele usou foi esta: "Eu conheço alguns pobres que estão ficando milionários no governo do PMDB". Diante dessa frase, deputado Décio Góes, nós já ficamos perplexos. Mas a iniciativa deveria ser de a pessoa que falou, indicar os nomes. Eu pensei que isso iria morrer assim, que seria mais um descontente de governo que jogara uma pérola para o ar e ficaria nisso.
Mas nós, sentinelas da sociedade catarinense, somos obrigados a tomar uma atitude, mesmo que seja somente uma pérola solta no ar. Assim, terminamos ontem a ação que vamos protocolar, hoje, no Ministério Público, baseando-nos em várias outras ações que nós já temos lá. Mas essa ação que vamos protocolar, hoje, no Ministério Público, fala especificamente da frase do ex-deputado, ex-presidente estadual do PMDB e ex-ministro Dejandir Dalpasquale, e pede que aquele órgão faça as averiguações necessárias dessa frase.
A ação estava pronta ontem e finalizamos quando reunimos a nossa bancada. Hoje, já iria ser protocolada no Ministério Público, mas, deputado Narcizo Parisotto, eu penso que não vai ser possível; creio que essa ação, que estava pronta, deputado Serafim Venzon, não vai ser protocolada hoje porque é preciso colocar nela a declaração do ex-presidente e do ex-ministro Dejandir Dalpasquale que consta do jornal Diário Catarinense! É preciso, deputado Reno Caramori, anexar na ação que a nossa bancada vai representar no Ministério Público essa declaração! Pasmem, srs. deputados que têm o dever de fiscalizar as atitudes do Executivo, pois a matéria de hoje da jornalista Ana Minosso, do Diário Catarinense, diz o seguinte:
(Passa a ler.)
"Dois dias depois de ter incendiado a reunião do PMDB estadual com declarações polêmicas e suspeições sobre o governo de Luiz Henrique, o ex-ministro Dejandir Dalpasquale afirmou que não retira nada do que disse, mas só falará nomes de integrantes do governo que 'eram pobres e hoje são milionários' se for provocado para isso[...]"[sic]
Está aqui ele dizendo que se o Ministério Público provocar, ele dará nomes aos pobres que ficaram milionários no governo de Luiz Henrique da Silveira, deputado Reno Caramori! Não sou eu dizendo, não são as sentinelas dizendo, mas alguém do velho MDB, do histórico MDB, com credibilidade de qualquer um que pode falar, do MDB que se encontrava nos porões contra a ditadura! E é ele que está dizendo que não retira absolutamente nada do que foi falado e que vai dar os nomes dos pobres que ficaram milionários no governo de Luiz Henrique da Silveira! Está aqui escrito!
Então, eu quero dizer à sociedade catarinense que nós, sentinelas, estávamos prontos para entrar com a ação. Está aqui a ação pronta, deputado Pedro Uczai, que pede o seguinte:
(Passa a ler.)
[...]
"9. Como se vê, Excelência, as declarações do Sr. Dejandir Dalpasquale, por si só, revestem-se de extremada gravidade, mas somadas às denúncias formuladas anteriormente, transcritas acima, já em poder dessa Procuradoria, formam um mosaico estarrecedor de ilegalidades, desvios, superfaturamentos, etc., etc., que por seu conteúdo exigem uma pronta e eficiente manifestação do Ministério Público Catarinense.
Requerem, por tudo isto, pela gravidade dos fatos que o Ministério Público, atento fiscal da lei e da moralidade na administração pública, adote as providências de direito."[sic]
Mas só que nós vamos ter que mudar, deputado Silvio Dreveck, porque não vamos poder deixar de anexar o que ele diz aqui, ou seja, que se for provocado pelo Ministério Público dará o nome dos pobres que ficaram milionários neste governo! Temos que anexar isso, pois é a prova! O Ministério Público, no mínimo, tem que investigar, e o primeiro a ser investigado e ouvido será o ex-ministro Dejandir Dalpasquale!
E tenho certeza de que os nobres pares desta Casa, que fizeram o juramento para estar aqui fazendo cumprir a nossa Constituição Federal e a nossa Constituição Estadual, não vão se furtar diante de um fato tão grave como esse.
Srs. deputados, olhem a frase: "Eu conheço alguns pobres que ficaram milionários neste governo e se o Ministério Público me provocar, eu dou os nomes".
Pois bem, ex-deputado Dejandir Dalpasquale, nós, as sentinelas do povo catarinense, queremos que v.exa. dê os nomes. E para isso, se conseguirmos, hoje ainda, mas se não...
Deputado Pedro Uczai, eu não esperava essa declaração. V.Exa. esperava? Eu não esperava! Homem de coragem! Se ele diz isso é porque tem os nomes. Homem de coragem! Homem de coragem! E eu já estou dizendo: guarde essa lista, deputado Dejandir Dalpasquale, porque o Ministério Público vai precisar saber e nós também.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)