Pronunciamento

Kennedy Nunes - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/10/2011
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, catarinenses que estão aqui presentes, vou usar o horário do partido para falar da viagem que eu e o deputado Jean Kuhlmann fizemos, na semana passada, representando este Poder, à Coreia e ao Japão acompanhando a comitiva do governador do estado, Raimundo Colombo. Usarei parte do horário, pois depois o deputado Jean Kuhlmann também irá falar um pouco sobre isso.
Mas quero dizer da importância dessa viagem, sr. presidente, tendo em vista que, assim que chegamos na Coreia, em Seul, a primeira reunião foi com a Yudo Corporation, que já fez um investimento de R$ 14 milhões num pequena fábrica de distribuição na cidade de Joinville. Ela trabalha com ferramentais para injeção de plástico. E agora, com a ida do governador àquele país, ela anunciou um investimento de mais de R$ 100 milhões, deputado Elizeu Mattos, em Joinville, com mais 250 novos empregos. O emprego da Yudo, deputado Ismael dos Santos, é um emprego com valor agregado muito grande, porque são ferramenteiros.
Joinville fez, no governo Marco Antônio Tebaldi, um planejamento estratégico para saber qual era a vocação da cidade, o que a cidade queria para daqui a 20 anos. E uma das vocações novas de Joinville é o setor metal-mecânico, e especificamente na indústria de ferramentais para injeção de plástico e outras formas de injeção.
Lá em Joinville há uma série de empresas que surgiram de funcionários da Embraco, da Tupy e da Consul, que saíram dessas grandes empresas e montaram atrás de suas casas as suas ferramentarias. Eles compraram o seu torno, a sua fresa, o seu equipamento, começaram a produzir peças e passaram a ser fornecedores dessas grandes empresas. Isso fez com que Joinville pudesse ter esse diferencial nesse setor metal-mecânico.
E a Yudo Corporation, que é uma empresa coreana, vendo esse potencial da cidade, decidiu montar lá também a sua empresa que vai oferecer tanto ferramentais como também a matéria-prima para as empresas que trabalham o ferramental.
O sr. Francis Yudo, proprietário da empresa, deputado Darci de Matos, falou que quer construir, no Jardim Sofia - e até já comprou uma área -, um centro empresarial tipo Perini Bussiness Park para que outras empresas também possam se instalar naquela região próxima ao aeroporto de Joinville.
Eu, ao falar com ele sobre essa vocação da cidade para o setor metal-mecânico, sugeri que esse centro empresarial pudesse agregar no mesmo lugar todas essas empresas que, hoje, estão instaladas em Joinville, e são mais de 300 ferramentarias, otimizando tempo e espaço, até porque uma peça tem que ir a outra, faz-se toda aquela logística e, estando no mesmo lugar, seria muito mais fácil. Ele gostou da ideia e vai haver isso.
Então, fico muito feliz por esse investimento que vai haver em Joinville.
Para Araquari irá a LS, uma empresa que fabrica tratores de 100HPs, principalmente para a agricultura familiar. Ela vai montar na cidade de Araquari uma fábrica desses tratores com um investimento de U$ 25 milhões, gerando mais 150 empregos. E visa montar até cinco mil unidades de tratores por ano para serem distribuídos no Brasil e na América Latina.
Também tivemos contato com a SD Biosensor, que é a empresa que constrói, deputado Antônio Aguiar, o nosso aniversariante de hoje, aqueles equipamentos para medir a quantidade de açúcar no sangue e também o colesterol. Essa empresa que faz esse tipo de aparelho, deputado Moacir Sopelsa, desenvolveu um aparelho em que a pessoa, em cinco segundos e com 99,9% de acerto, pode fazer o teste para saber se tem Aids, pneumonia e hepatite. Essa empresa vai montar a sua fábrica no Brasil, e está para decidir se será no Rio Grande do Sul, em São Paulo ou em Santa Catarina, deputado Jorge Teixeira.
O governador falou dessa questão, que seja instalada aqui no estado, já que temos um grande potencial, principalmente na cidade de Blumenau, que é uma referência na área de tecnologia, de empresas de informática.
Então, gostaria de falar especificamente sobre essas três questões que foram extremamente importantes. Deixo, neste momento, o restante do tempo para o deputado Jean Kuhlmann, que viajou conosco, para falar também sobre a questão do Jica e a importação de carne suína, que foram os temas tratados nessa viagem.
Agradeço ao governador Raimundo Colombo por ter empenhado a sua palavra, por ter mantido a sua posição de ter ido lá buscar esses recursos para a região norte do estado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)