Pronunciamento

Kennedy Nunes - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2010
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Sr. presidente, senhores e senhoras que nos estão acompanhando pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, catarinenses que estão aqui nos acompanhando, em nome do Partido Progressista, quero falar a respeito de uma nota que saiu no jornal A Notícia, na coluna Canal Aberto em que está interina Rosane Felthaus, uma colega minha de faculdade que está cobrindo as férias de Prisco Paraíso. Mas nela foi colocada também uma frase do deputado que foi há pouco mencionado, o deputado Mauro Mariani, e não relacionada a essa questão da Unimed. Diz a nota:
(Passa a ler.)
"'Arenão'
Em entrevista ao radialista Toninho Neves, de Joinville, Mauro Mariani (PMDB) disse que acredita na possibilidade da reedição do 'Arenão' em Santa Catarina, uma vez que hoje ocorre a reaproximação entre o DEM e o PP. O gesto estaria sendo estimulado por Raimundo Colombo. Para quem não lembra: o 'Arenão' foi criado para dar sustentação à ditadura militar."[sic]
Em nome do partido, quero deixar claro que não existe oficialmente nada designado com relação a essa aproximação ou não. Por outro lado, deputado Silvio Dreveck, nós, do PP, estamos junto com o DEM em vários municípios, assim como estamos com o PT em outros, assim como estamos juntos até com o PMDB, deputado Antônio Aguiar, em vários municípios. Ou seja, vai da realidade local. Em alguns casos, nós, do partido, temos como maior adversário o DEM em algumas cidades; em outros casos, temos como maior adversário o PMDB ou o próprio PT e assim por diante. A prioridade do nosso partido é dar liberdade para aquilo que possa, ou não, o seu filiado estar querendo fazer.
Entendo perfeitamente as razões, deputado Silvio Dreveck, de o deputado Mauro Mariani falar isso, e são duas, ao que me parece. Em primeiro lugar, porque ele deve estar apavorado com algumas licitações que estão sendo canceladas, em função de o atual governo ver alguma coisa suspensa no ar. Em segundo, o deputado Mauro Mariani deve estar tendo alguma resistência para deixar no novo governo a sua estrutura do Deinfra. Em terceiro, com relação à aproximação do DEM e do PP, como ele diz aqui, a questão do Arenão, imagino que o deputado Mauro Mariani seja o ventríloquo de alguém. Ele não pode falar, porque todas as palavras faladas têm um objetivo, têm um destinatário e têm um remetente.
Então, na minha avaliação, por se tratar de Joinville, o deputado Mauro Mariani deve estar preocupado por conta do senador eleito Luiz Henrique da Silveira ver que o seu pupilo não está conseguindo grudar o seu nome nas urnas, porque apesar de toda a estrutura, ele, de novo, não emplacou nas urnas. E o joinvilense sabe muito bem, deputado Antônio Aguiar, quem é e quem não é. Ele tem um filtro muito grande.
Quando ele fala da aproximação do DEM e do PP, na fala do Arenão, é só para dar o gancho da lembrança da ditadura, mas esquece o deputado Mauro Mariani que não temos nem no DEM nem no PP alguém que tenha sido funcionário do Dops, como o senador eleito e ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Não temos ninguém do Dops! Quando se fala em ditadura, vem à lembrança um catarinense que trabalhou no Dops, vem à lembrança Luiz Henrique.
Então, talvez a preocupação do deputado Mauro Mariani seja essa. Tenha certeza de uma coisa, deputado Joares Ponticelli, quando algo é bom para a sociedade, sempre há alguém que tira uma lasquinha ou querendo levar por fora sozinho.
Por isso, entendo perfeitamente a posição do deputado Mauro Mariani. A preocupação dele com relação à aproximação do Democratas com o PP, por conta da formação do Arenão, não seria outra coisa, deputado Joares Ponticelli? Não seria algum medo, alguma forma de pressão? Ou ele é ventríloquo de alguém e está percebendo que o senador Raimundo Colombo pode botar as suas marcas, colocar a regra do jogo aqui e no governo? E daí estaria tirando, porventura, o benefício ou o reduto de alguém.
A posição do Partido Progressista é muito clara em relação a isso. Ninguém de nenhum outro partido vai ditar as regras do que nós devemos fazer. Somos adultos, corajosos e somos firmes naquilo que defendemos: liberdade acima de tudo. E não vamos deixar que ninguém seja ventríloquo de ninguém, que boca alugada de alguém venha querer dizer o que nós devemos fazer.
Ditadura foi o que esta Casa viu nos oito anos quase do governo Luiz Henrique. Uma frase ficou gravada nos anais desta Casa, quando a bancada governista gozava porque o trator passava, e eu disse do microfone em que está o deputado Joares Ponticelli: "Prefiro as marcas da esteira do trator nas costas do que a marca da bota do governador no pescoço."
Então, já estamos dando a resposta em virtude dessa nota publicada pelo deputado Mauro Mariani.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Ouço o deputado Joares Ponticelli.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Kennedy Nunes, muito rapidamente quero cumprimentar v.exa. pelo assunto e dizer que eu acho que na verdade o Mauro Mariani está colocando esse assunto em pauta para desviar o foco daquilo que o governador Leonel Pavan disse outro dia, que vai ter que anular uma pilha de convênios falsos sem fundos, cheques sem fundos, que o Mauro Mariani passou antes da campanha. O que há de convênio referente a asfaltamento sem orçamento e sem financeiro é uma farra. Trata-se da farra dos convênios falsos.
Mauro Mariani espalhou convênios sem prever as consequências, cheques sem fundos pelo estado afora. Talvez isso explique tamanha votação. E agora Leonel Pavan, responsável que é, vai ter que anular tudo, porque senão os cheques sem fundos serão descontados.
Em segundo lugar, isso também pode ser boca alugada daquele que veio aqui dizer que o PMDB exigia a Presidência da Casa. E aí, como não ganhou a Presidência da Casa e agora está querendo criar confusão. Pode ser boca alugada daquele que veio aqui num dia dizendo que queria a Presidência, e depois nós antecipamos o voto para o deputado Gelson Merisio. Talvez não tenha assimilado isso ainda.
O Sr. Deputado Silvio Dreveck - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Obrigado, deputado Joares Ponticelli.
Ouço o deputado Silvio Dreveck.
O Sr. Deputado Silvio Dreveck - Muito obrigado, deputado Kennedy Nunes.
Gostaria de cumprimentá-lo pelo pronunciamento que faz e de rapidamente dizer que o deputado Mauro Mariani, depois que deixou o planalto norte, foi a Joinville e andou tomando algumas decisões um tanto estranhas. Eu não sei se ele mais uma vez não quer ir a Brasília, quer permanecer no estado. Penso que ele se esqueceu das atividades principais no planalto norte, da Rodovia dos Móveis, da SC-422, dentre outras. Eu acho que ele está entrando na seara do partido e esquecendo os seus compromissos e responsabilidades.
O SR. DEPUTADO KENNEDY NUNES - Muito obrigado!
Sr. presidente, só quero ainda citar uma máxima que meu pai me ensinou. Ele sempre dizia que o inteligente sempre procura briga com alguém maior do que ele, pois se perder todo mundo vai dizer que perdeu porque era menor. Se empatar, ele já vai ganhar, porque empatou com o grande, e se ganhar sai por cima de todos.
Muito obrigado, deputado Mauro Mariani, por nos escolher para uma boa briga.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)