Pronunciamento

José Milton Scheffer - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/08/2015
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Bom-dia, deputado Mário Marcondes, que preside esta sessão, e em nome de quem cumprimento os demais deputados.
Venho até esta tribuna, na manhã de hoje, para registrar, em nome da liderança do Partido Progressista, e também lamentar o falecimento do ex-prefeito de Lages, Renato Nunes de Oliveira, mais conhecido como Renatinho. Ele faleceu nesta última quarta-feira, lá no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, vítima que foi de um câncer na medula óssea, que já tinha um diagnóstico, desde 2012, e, infelizmente, para todos nós e para a população de Lages ele não resistiu a essa luta e nos deixou ainda muito cedo, com apenas 68 anos.
Mas o Renatinho deixa uma marca muito grande na comunidade de Lages. Primeiro como pai de família, como uma pessoa muito dedicada também às causas públicas, o Renato, desde cedo, já atuava junto à Câmara de Vereadores de Lages, foi presidente municipal na época do nosso saudoso PDS, Partido Democrático Social, foi secretário também, foi por duas vezes vice-prefeito de Lages, na gestão do então governador João Raimundo Colombo, sendo que no segundo mandato, quando o governador Colombo assumiu o Senado, o Renatinho assumiu a prefeitura e logo em seguida elegeu-se prefeito de Lages, onde cumpriu o mandato de 2009 até 2012.
É uma figura muito característica do cidadão lageano, com calma, com visão, mas de um trabalho social muito grande. Renatinho fez uma administração que marcou época na cidade de Lages. Ele é advogado, atuava politicamente desde 1980, como disse, já cumprindo várias missões, tanto na Câmara de Vereadores como funcionário, como também na Prefeitura. Tem uma parceria muito grande com o governador Raimundo Colombo, nas últimas eleições colocou o seu nome à disposição do Partido Progressista para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, mas, já com o diagnóstico dessa doença muito forte, não pode dedicar-se integralmente à sua campanha, inclusive paralisando-a no meio. E aí não obteve êxito, mas cuidou da sua saúde para poder prolongar um pouco mais a sua vida, até os dias de hoje.
Nós todos, da Bancada do Partido Progressista, aqui da Assembleia Legislativa, em nome do deputado Silvio Dreveck, do deputado Valmir Comin e do deputado João Amin, queremos aqui lamentar e prestar essa nossa homenagem a este grande líder.
Hoje, a sociedade vive um momento de grande crise, deputado Cleiton Salvaro, de lideranças. Lideranças natas, daquelas que nascem no seio da comunidade, que interagem com o povo, principalmente o povo mais humilde de Lages, e o Renatinho tinha essas características e deixa para nós uma grande mensagem.
Por isso, a nossa homenagem a esta pessoa, um grande exemplo de líder político, de pai de família, mas também um líder comunitário muito dedicado. Deixa a sua marca na história de Lages, como homem, como um líder, e também como líder político. A sua história de vida serve de exemplo e também de rumo para todos nós. Temos que fazer uma grande reflexão no dia de hoje.
O seu legado, também, ao Partido Progressista e ao povo de Lages, de lealdade, de dedicação à causa pública. Nós queremos aqui dizer que ele cumpriu a sua missão, seguiu o seu caminho, e deixa para nós uma mensagem muito boa. Que nos inspire a todos a sua simplicidade, a sua lealdade, e, acima de tudo, a sua proximidade, principalmente com as pessoas mais carentes do município de Lages e de Santa Catarina.
O nosso muito obrigado pela sua lealdade, pela sua dedicação, e fica aqui a homenagem do Partido Progressista, da liderança do Partido Progressista na Assembleia Legislativa e também de todos os nossos filiados, e também do povo catarinense pela sua dedicação.
Fica aqui, então registrado, deputado Mário Marcondes, em nome da liderança, a nossa homenagem a este grande líder Renato Nunes de Oliveira.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)