Pronunciamento

José Milton Scheffer - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/04/2014
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Muito obrigado, deputado Kennedy Nunes, que preside esta sessão.
Deputado Kennedy Nunes, queremos nesta tribuna falar sobre a campanha Maio Amarelo em Santa Catarina.
Uma iniciativa de atenção pela vida, através de ações para a busca de segurança no trânsito.
Nós já temos o Outubro Rosa, o Novembro Azul, todos preocupados com a vida, e agora o Sindicato dos Agentes de Trânsito de Santa Catarina lança a campanha Maio Amarelo que está identificado em vários parlamentares nesta tarde, cujo objetivo é chamar a atenção para a segurança no trânsito.
Nós sabemos que o trânsito mata mais do que a maioria das doenças no Brasil e em Santa Catarina.
Por isso, o Maio Amarelo surge como uma proposta básica de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Estimulados por outros movimentos como já citamos aqui o Outubro Rosa, que trata do câncer de mama; o Novembro Azul, que trata da prevenção do câncer de próstata, o Maio Amarelo visa promover e estimular as atividades voltadas para a conscientização, oportunizando debates sobre a responsabilidade, avaliação e o comportamento diário que tem ceifado vidas, tem deixado pessoas com sequelas que prejudicam a sua qualidade de vida.
No dia a dia, nessa rotina em que vivemos, esquecemos de refletir um pouco sobre como estamos nos comportando no trânsito, achando que o erro muitas vezes está na mão de terceiros.
O símbolo do movimento é o laço amarelo que está sendo distribuído aos srs. parlamentares pois no ambiente de transito a simbologia da cor amarela nos semáforos recomenda alerta, atenção e adoção de cautela e prudência para evitar acidentes.
Por isso o laço amarelo está sendo colocado hoje na lapela de diversas pessoas, lideranças, autoridades em todo o estado de Santa Catarina.
É importante dizer, ainda, que as entidades envolvidas com essa matéria, desde o Sindicato dos Agentes de Trânsito até órgãos gestores de trânsito, como os de São Bento do Sul, Joinville, das principais cidades de Santa Catarina, Criciúma, na ASTC, cujo presidente é o vereador Geovani Zapelini; Blumenau também está envolvida nesta campanha, Lages, enfim, diversas cidades de Santa Catarina, através dos seus departamentos de trânsito estarão promovendo durante o mês de maio o movimento em Santa Catarina em que teremos várias iniciativas, caminhadas, passeios ciclísticos, panfletagens com material educativo para a população conforme o folder da programação que está sendo exposta a todos os senhores.
Eu quero, em nome desta Casa, do Poder Legislativo, cumprimentar um dos organizadores, o seu Pedro da Silva, que é agente de trânsito, do município de Gaspar, e que esteve nesta Casa hoje pela manhã, divulgando o trabalho. Ele faz parte da Coordenação Estadual da campanha Maio Amarelo; também a sra. Márcia Pontes, que estará na Assembleia Legislativa, dia 7 de maio para falar mais detalhadamente sobre a programação deste projeto.
Então, fica o registro dessa campanha, Maio Amarelo, para que cada um de nós que utiliza tenha mais consciência e previna-se no trânsito, que tem tirado muitas vidas. Parabéns aos agentes de trânsito e a todos os envolvidos nessa campanha.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Scheffer, parabéns por trazer mais uma vez essa temática à tribuna. Fizemos uma menção, rapidamente, em aparte, pela manhã, do Maio Amarelo, apenas para lembrar que entre as propostas dessa campanha de conscientização está o alerta dessa perigosa combinação álcool e volante, e nós como presidente da comissão de Combate e Prevenção às Drogas, temos nos debruçado sobre essa temática.
E apenas para lembrar que temos mais de quatro milhões de veículos automotivos em Santa Catarina, para uma população com um pouco mais de seis milhões de habitantes, é muito veículo. E ano passado tivemos, e a nossa comissão acompanhou junto ao Ministério Público, 11 mil motoristas catarinenses que, infelizmente, dirigiram embriagados. Portanto, há um grande desafio nesse processo de conscientização.
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Muito obrigado, deputado Ismael dos Santos. Apenas gostaria de citar alguns números, alguns dados no mundo inteiro, mas, antes, quero cumprimentar a Pastoral da Criança, que está presente, neste momento, no plenário, e que faz um trabalho magnífico no Brasil e em diversas outras partes do mundo, na prevenção da morte infantil de crianças, das sequelas da subnutrição.
Mas voltando ao trânsito, em 2009, morreram cerca de 1,3% milhões de pessoas, nem uma guerra ceifou tantas vidas como ocorre por acidente de trânsito em 178 países. E mais de 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas, apenas no ano de 2009. É muita coisa! É uma violência! São três mil vidas perdidas por dias nas estradas e ruas. É a nona causa de mortes no mundo. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas de morte no trânsito.
Por isso, essa campanha veio para ficar, é uma campanha que tem coerência, foco e que vai ajudar muito através da prevenção, da conscientização de pessoas, para evitarmos mais mortes no trânsito. Fica o apelo e a reflexão de todos nós sobre a campanha Maio Amarelo. Parabéns mais uma vez ...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)