Pronunciamento

José Milton Scheffer - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/08/2015
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Sr. presidente, deputado Valmir Comin, que preside esta sessão, em seu nome quero cumprimentar todos os colegas deputados e sras. deputadas, somar também aqui ao nosso cumprimento aos amigos do município de Witmarsum que estão visitando esta Casa. Também quero cumprimentar o Rogério, lá de Arroio do Silva, os companheiros, o nosso prefeito em exercício e vereadores do município de Imbuia, que também estão aqui visitando a Assembleia Legislativa, na tarde de hoje.
E como líder da bancada do Bloco Social Progressista, não poderia deixar de falar hoje, deputado Valmir Comin, e o momento não poderia ser mais apropriado com v.exa. na Mesa, do nosso grande encontro que foi a Convenção do Partido Progressista, que aconteceu aqui nesta Casa, neste plenário, na manhã de sábado, que constituiu-se num grande evento que marcou para todos nós do Partido Progressista um novo caminho que iremos trilhar na reestruturação do partido. Neste evento consagrou-se eleito uma nova executiva capitaneada pelo ex-governador Esperidião Amim, que empresta seu nome, sua grande liderança e experiência num novo caminho a ser traçado pelo partido Progressista em Santa Catarina a partir da nossa convenção ocorrida no último sábado nesta Casa.
Quero aqui agradecer a presença de todas as lideranças do nosso partido que somaram aqui um número muito grande, mais de mil pessoas. Foi uma grande festa. Uma convenção alegre, uma convenção motivada, cheia de entusiasmo, que mostra a grande capilaridade, a grande força do Partido Progressista.
Gostaria também aqui, em nome da bancada, de agradecer a presença de lideranças de outros partidos como o PSD, na pessoa do presidente desta Casa, deputado Gelson Merisio, que prestigiou a convenção progressista, bem como também o deputado federal e nosso amigo, João Rodrigues, que aqui esteve também prestigiando toda a família progressista. Da parte do PSDB, gostaríamos de registrar e agradecer o prestígio de contarmos com a presença do ex-governador Leonel Pavan, na oportunidade da nossa convenção, bem como do senador Paulo Bauer, do Dalírio Beber, e do presidente estadual do partido, deputado Marcos Vieira. Também tivemos a presença do presidente Partido Socialista Brasileiro, Paulo Bornhausen, que prestigiou e relembrou momentos da caminhada junto com o Partido Progressista em tantas batalhas eleitorais ao longo do estado de Santa Catarina.
Sem dúvida nenhuma essas lideranças mostram um novo momento do Partido Progressista, e mostram também um leque de relacionamentos e de prestigiamento que todos nós sentimos com a presença desses importantes líderes que vieram aqui conversar, interagir com a militância progressista na manhã de sábado.
A presença de todos abrilhantou ainda mais a nossa convenção, demonstrando, através da presença de líderes, da unidade do Partido Progressista, e o desejo de construirmos um projeto que melhore ainda mais a vida do povo de Santa Catarina e do nosso estado.
Deputado Valmir Comin, acontece, inicia na noite de hoje, aqui no Centrosul, em Florianópolis, o 37º Encontro dos Hospitais de Santa Catarina, reúne 180 hospitais que nos próximos três dias estarão discutindo um novo modelo de gestão, a preparação dessas estruturas, principalmente os hospitais filantrópicos de Santa Catarina.
Gostaria aqui, na qualidade de presidente da Frente Parlamentar Em Defesa dos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina, de fazer um convite a todos os srs. deputados para prestigiarem, ao longo dos próximos três dias, do 37º Encontro dos Hospitais Catarinenses que acontece aqui no Centrosul, e que terá como pauta a gestão hospitalar. E também a Feira de Produtos e Serviços à disposição dos hospitais, mas passarão pelo Centrosul muitos líderes e muito debate com relação ao momento que vivem os hospitais do Brasil, em função do subfinanciamento do sistema de Saúde.
Falava, há pouco, o deputado Neodi Saretta, da necessidade de se encontrar um novo patamar de financiamento para o sistema público de saúde, seja ele municipal, estadual ou federal.
Nesta Casa nós temos já vários projetos que objetivam alocar mais recursos, mas é preciso sensibilizar todas as autoridades, principalmente as autoridades federais, para que o ministério da Saúde possa ter mais recursos e alocar um valor maior do que os 4% que colocou no ano passado para financiar a saúde pública do Brasil.
É muito pouco para um país que paga tanto de impostos, e os hospitais, principalmente os filantrópicos, deputado Narcizo Parisotto, estão numa falência muito grande dado o não reajuste da tabela do SUS, dado a falta de uma política pública que valorize esses serviços prestados pelas comunidades, prestados voluntariamente por líderes comunitários, bem como também por instituições religiosas, que ao longo do Brasil mantém hospitais, num serviço público de baixo de custo, mais barato do que um hospital público, e que atende cerca de 70% das pessoas que procuram o SUS no Brasil, são atendidas por hospitais filantrópicos.
Mas na contrapartida, esses hospitais recebem pouco mais de 30% do volume de recurso que o ministério da Saúde investe nos hospitais de Santa Catarina. Por isso, é uma realidade que na ponta, acaba penalizando o usuário do sistema público, o trabalhador, a trabalhadora, o brasileiro que precisa acessar os hospitais, já que os grandes hospitais públicos estão centralizados em grandes centros urbanos, principalmente nas capitais.
Por isso, esse encontro hoje é tão importante, quero aqui fazer um convite a todos os srs. deputados, o deputado Serafim Venzon, que já deve se dirigir a esta tribuna, para estar presente no Centrosul, no 37º Encontro dos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina.
Divido o meu tempo com o deputado Serafim Venzon, que vai deixar a sua mensagem na tarde de hoje.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)