Pronunciamento

José Milton Scheffer - 028ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 23/10/2013
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Caro presidente Joares Ponticelli, ao cumprimentá-lo, cumprimento todos os deputados e deputadas desta Casa. O nosso cumprimento especial também aos amigos de Capivari de Baixo, que estão visitando a Assembleia e prestigiando a nossa sessão na tarde de hoje.
Sr. presidente, gostaria de falar de um tema muito importante. O mel de Santa Catarina conquistou este ano, na Ucrânia, o título de melhor mel do mundo. Quem fez isso foi uma empresa do sul do estado, de Araranguá, a Prodapys, que concorreu com 85 países de todos os continentes. E Santa Catarina acabou sendo agraciada com a medalha de ouro, nas modalidades de mel claro, mel escuro, mel âmbar e mel cristalizado.
Contudo, colegas, muitas vezes não é dada a devida atenção à apicultura, mas ela é importante por alguns fatores:
a) Serve para mostrar que Santa Catarina é um estado que se preocupa com a sustentabilidade, com o meio ambiente, porque onde não há um meio ambiente sadio, a abelha não sobrevive;
b) Nosso estado produz cerca de seis mil toneladas/ano de mel de boa qualidade; e
c) Santa Catarina é referência nacional em qualidade do mel.
Por isso, gostaríamos de chamar a atenção das entidades governamentais para a criação de uma política pública de incentivo à apicultura, porque ela não é importante só pela produção do mel, mas de vários outros produtos, que movimentam a nossa economia e agregam valor.
Esse prêmio muito nos gratifica e como deputado gostaria de homenagear a empresa Podrapys, bem como seu proprietário, um bioquímico obstinado, uma pessoa que entrou nessa causa por amor à apicultura e que foi crescendo, aprendendo ao longo do tempo para se tornar uma autoridade mundial. Refiro-me ao empresário Célio Silva, da cidade de Araranguá.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar v.exa. e parabenizá-lo pelo pronunciamento.
Essa conquista, deputado, enche de orgulho o extremo sul de Santa Catarina, pois a Podrapys, representando o Brasil, disputou com mais de 60 países e conquistou a medalha de ouro como o melhor mel do mundo!
E tudo começou com o empresário Célio Silva, que hoje tem a ajuda dos seus filhos, que compraram essa luta e coletam mel em todo o país e preparam-no para concorrer e para exportar.
Farei, com certeza, uma visita a esse grande empresário de Araranguá, para externar-lhe o reconhecimento do seu estado por essa bela conquista lá na Ucrânia.
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Obrigado, deputado Manoel Mota, quero aqui incorporar o seu aparte ao meu pronunciamento, pois sei que também é comprometido com o setor.
O prêmio conquistado enobrece e reconhece a excelência do povo catarinense na apicultura, pois a Podrapys venceu, lá na distante Ucrânia, empresários de todo o mundo. Conquistou vários prêmios como melhor mel do mundo, o que vai agregar muito valor ao seu produto e permitir que ele exporte para um seleto mercado internacional que exige certificação sanitária.
Mais uma vez a atividade agrícola demonstra a sua pujança, a competência dos nossos agricultores não só nas áreas já reconhecidas mundialmente, como a avicultura, produção de arroz e de suínos, mas também na apicultura.

O empresário Célio Silva fez um desafio ao governador Raimundo Colombo quando de sua passagem por Araranguá: quando o governo estadual lançaria um programa de melhoramento genético das abelhas rainhas, que são o motor das colmeias. O governador aceitou o desafio e assumiu o compromisso de realmente criar um novo programa para a área. Assim, nesta manhã participei, na secretaria da Agricultura, com o secretário João Rodrigues e sua equipe, do lançamento de um programa que vai melhorar geneticamente as abelhas rainhas de mais de 80 mil colmeias catarinenses.
A apicultura hoje envolve uma produção de seis mil toneladas/ano, envolvendo em atividades complementares cerca de 30 mil famílias da agricultura familiar de Santa Catarina.
Decorre daí a importância desse prêmio e o fato de a secretaria da Agricultura voltar-se para essa atividade que, como disse, está ligada ao meio ambiente e à sustentabilidade, que têm tudo a ver com a agricultura de Santa Catarina.
Quero aqui, como deputado, parabenizar o empresário Célio Silva, toda a equipe da Podrapys e todos os apicultores de Santa Catarina, através da Federação Estadual de Apicultura, que é presidida pelo técnico Nésio Fernandes de Medeiros, que faz um grande trabalho.
Aproveito a oportunidade para chamar a atenção das autoridades do Poder Executivo, no sentido de que crie políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento da apicultura em Santa Catarina, que já comprovou a sua alta qualidade no rígido mercado internacional.
Sr. presidente, deputado Joares Ponticelli, participei na última semana, em Gramado, do Encontro Nacional das Frentes Parlamentares da Saúde, ocasião em que tratamos, com o ministro da Saúde e sua assessoria, de um projeto de parcelamento das dívidas dos hospitais. Para Santa Catarina isso é muito importante, porque os nossos hospitais têm uma dívida de mais ou menos R$ 300 milhões, boa parte dela com o INSS e com o FGTS.
O ministério da Saúde lançará nos próximos dias um projeto chamado Pró-SUS que vai permitir que os hospitais filantrópicos, comunitários e religiosos do Brasil possam parcelar suas dívidas com o FGTS e o INSS em 15 anos, dando-lhes condições de receber as certidões negativas para que possam ter acesso aos recursos federais, coisa que atualmente estão impossibilitados.
Eu considero isso uma vitória da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, mas, acima de tudo, uma vitória dos hospitais de Santa Catarina e do Brasil, graças à sensibilidade do ministério da Saúde.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)