Pronunciamento

JOAO AMIN - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/05/2017
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Discorre sobre a maior audiência pública ocorrida em Lauro Müller, em 27/04 do corrente ano, destacando a participação efetiva do prefeito municipal, que fez uma grande mobilização, conforme registro fotográfico, demonstrando o grande número de pessoas presentes para tratar sobre os reflexos da inclusão das áreas territoriais do referido município quanto à ampliação do Parque Nacional de São Joaquim.
Menciona a importância de a Assembleia Legislativa manifestar-se em relação a esse assunto, assim como houve um forte movimento em relação à tentativa de implantação da praça de pedágio no sul do estado que beneficiaria o estado vizinho e a Frente Parlamentar Catarinense se mobilizou para reverter essa situação; assim, não diferente na citada audiência pública se buscou a inclusão de uma emenda parlamentar determinando que Lauro Müller e outros municípios da região não sejam inseridos na ampliação do parque.
Enfatiza que todo material colhido com mais de cinco mil assinaturas durante a audiência será encaminhado ao Fórum Parlamentar Catarinense, em nome do deputado federal João Paulo Kleinübing, a fim de manter a emenda parlamentar que consta na MP n. 756, e também de atender solicitações dos municípios atingidos pela referida ampliação do parque. Salienta ainda que, tratará desse assunto junto ao Ministério de Meio Ambiente, ressaltando o empenho da deputada federal Geovania de Sá, bem como o deputado federal Ronaldo Benedet, presente na audiência pública já datada anteriormente.
Ressalta o depoimento durante a audiência do morador de Bom Jardim da Serra, Leandro da Silva, ao falar dos inúmeros prejuízos causados pelo referido parque devido a inúmeras restrições impostas tanto para o mencionado município quanto para Urubici, pois os mesmos têm áreas gerenciadas pelo ICMBio.
Cita a narrativa do analista ambiental e chefe do Parque São Joaquim, Paulo Santi, que representa o ICMBio, ao justificar que o motivo da ampliação do parque, é o desinteresse do órgão, pois o mesmo preocupa-se com outros locais voltados para os turistas. [Taquígrafa: Sílvia]