Pronunciamento

JOAO AMIN - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/03/2021
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Chama de incoerentes as medidas dos 22 municípios do Estado que, de uma hora para outra, fecharam as escolas, mesmo sendo serviço essencial, pegando assim todos de surpresa.
Defende os empresários que tiveram que fechar os seus comércios, e lembra que no ano de 2020 estes mesmos demoraram muito com a burocracia para conseguirem atendimento pelo Badesc, aqueles que conseguiram os pouquíssimos recursos.
Apresenta imagem no telão do Plenário, mostrando manchete do aumento promovido pelos Estados sobre o gás de cozinha e diesel, após a isenção de impostos federais. Diz ter ficado chocado com a notícia, e comenta sobre a postagem feita pelo Governador Moises nas redes sociais, de que o Estado não aumentou impostos e tem o menor ICMS sobre os combustíveis entre os Estados do sul e sudeste.
Rebate a afirmação do Governador, que se manifestou dizendo que o aumento foi de acordo com o Confaz, entretanto o vídeo o desmente no minuto final, ou seja, o Estado, num momento de pandemia, um ano depois de fechar tudo para dizer que ia preparar e organizar o sistema de saúde, o que não aconteceu, aumentou o preço médio do combustível na bomba.
Fala que o Estado está em colapso, pois não foi preparado o Sistema de Saúde, e agora querem fechar da noite para dia, e ainda aumentam o combustível para o consumidor final. [Taquigrafia: Guilherme]