Pronunciamento

JOAO AMIN - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/08/2019
DEPUTADO JOÃO AMIN (Orador) - Comemora a liberdade da imprensa, elogia e faz uma reflexão sobre uma matéria no jornal, dos jornalistas Vanessa da Rocha e Lúcio Lambranho, sobre o alto custo da casa da vice-governadora. Comenta que a matéria traz detalhes, citando as despesas com motoristas, zeladoria, limpeza, manutenção etc.
Relata que fez um Pedido de Informação sobre os gastos nas residências do governador e vice, e relembra que foi aprovada a reforma administrativa e lê o Artigo 137 para embasar seu argumento, chamando atenção para o Inciso V que garante o sigilo das despesas do governador por questão de segurança.
Desta forma, comenta sobre a coragem da vice-governadora em se manifestar a respeito, ao invés de se esconder atrás do titular. Acredita que a matéria tenha partido de dentro, e utiliza o termo "fogo amigo", pois nem os parlamentares possuem acesso a estas informações divulgadas na matéria. Elogia a atitude da vice-governadora e reforça elogios para a liberdade de imprensa.
Questiona que, se a Casa tivesse aprovado a PL que divulga a agenda do governo, poderia fazer uma pesquisa sobre o trabalho do governador e do vice. Afirma que um governador não pode se esconder, e que isso não é bom para o estado.

Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Lembra que, a pedido do governador, foi rejeitado um PL que divulgaria a agenda do governo, por questão de segurança. E diz que a vice-governadora está sempre presente nos eventos e conversando com a população. [Taquígrafa: Sara]