Pronunciamento

JOAO AMIN - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2015
O SR. DEPUTADO JOÃO AMIN - Sr. presidente deputado Gelson Merisio, srs. deputados que compõem a Mesa desta Casa, deputado Leonel Pavan, deputado Mario Marcondes, deputada Luciane Carminatti, deputada Ana Paula Lima e demais deputados presentes na sessão desta quinta-feira de manhã.
Eu gostaria de usar o tempo destinado às Breves Comunicações, início da sessão, para dar algumas satisfações para quem nos acompanha pela televisão, pela Rádio Alesc e também aqui na galeria da Assembleia Legislativa.
A primeira reunião da comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, nosso líder deputado Silvio Dreveck, teve uma pauta de assuntos bem complexos. Presentes todos os membros, a deputada Luciane Carminatti, o deputado vice-presidente Valdir Cobalchini, e uma das atitudes que foram discutidas naquela comissão foi que antes da segunda sessão da comissão teríamos que dar uma resposta dentro da comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano para essa situação das manifestações dos caminhoneiros que acontece em 26 pontos do nosso estado.
Então, gostaria de comunicar, não só aos membros da comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, mas a todos os deputados desta Casa que na segunda-feira, às 10h, a comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, juntamente com a Associação Comercial, que vai ser comunicada, a Polícia Rodoviária Estadual, Federal, já está enviando convites a todos os deputados, não só os membros das comissões para segunda-feira, às 10h, em Chapecó, no trevo da entrada da cidade com a BR-282, para que a comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano dê uma resposta à sociedade.
Então, gostaria de comunicar a todos os demais deputados para que se façam presentes. Os vereadores de Xaxim estão convidados a prestigiarem e a nos acompanharem, obviamente que se até lá, quiçá aconteça o fim dessa manifestação, iremos cancelar, se não a comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano estará presente. E como foi uma situação acordada entre todos os membros para que antes dessa segunda sessão que acontece na terça-feira, pudéssemos dar uma resposta à sociedade de Santa Catarina.
Também gostaria de dizer que quatro requerimentos de minha autoria aprovados na comissão foram discutidos, aprovados para que o Plamus e o sr. ex-prefeito Cássio Taniguchi venha fazer uma explicação do plano de mobilidade para a Grande Florianópolis principalmente, mas também faço uma apresentação de todo o plano.
O requerimento das obras da SC-405 que leva ao aeroporto, ao sul da Ilha para que o superintendente do Deinfra e o secretário de Infraestrutura venham se colocar à disposição para explicações, como também da SC-403, que leva à praia dos Ingleses, à região norte da Ilha, à praia do Santinho, ao Rio Vermelho. Essas duas obras se encontram paradas. Já houve até mudança de empresa executora do serviço no caso da SC-403, e a obra do sul da Ilha está parada penalizando quase 100 mil habitantes e na região norte, só nos Ingleses, 50 mil, deputado Natalino Lázare.
Então, são obras que o governo do estado tem que mandar o representante específico do assunto a esta Casa para que os representantes da comissão do Transporte e Desenvolvimento Urbano possam ouvir as dificuldades, sugerir algumas modificações para que essas obras aconteçam no ritmo mais acelerado possível. Também será convidado, já que foi aprovado o requerimento para que o Deinfra e a secretaria de Infraestrutura venham também explicar a situação da Ponte Hercílio Luz.
Como é que o leigo, ou seja, quem não é engenheiro, interpreta isto: o Deinfra assina um contrato nem que seja sobre o vão central da Ponte Hercílio, e o governador viaja aos Estados Unidos para tratar com uma empresa americana sobre a ponte? Como é que o leigo interpreta isso? Eu sou leigo, eu não sou engenheiro, e tenho interpretado isso como, pelo menos, estranho.
Por isso é a oportunidade para a secretaria, para o Deinfra virem à comissão desta Casa e explicar com muita naturalidade o que vem acontecendo, apresentar um cronograma de execução da obra e também, por fim, o último requerimento para que a Autopista Litoral Sul venha nesta Casa explicar o cronograma do contorno viário da BR-101, porque os municípios de Biguaçu, Palhoça, Florianópolis e São José vêm sofrendo tanto e também os caminhoneiros, os passageiros, os usuários da BR-101 que querem saber o porquê dessa obra não acontecer já que teria que estar finalizada em 2012.
Então com muita ajuda dos membros da comissão, tivemos essa pauta de assuntos na reunião que foi muito proveitosa. Assim, esperamos que esses assuntos sejam tratados na comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, a comissão desta Casa que tem que tratar sobre o assunto de mobilidade, de transporte e de desenvolvimento urbano.
Por fim, queria convidar todos os deputados que ainda estão na cidade para hoje à noite, às 19h, quando esta Casa, em sessão especial, homenageará a Irmandade Senhor dos Passos pelos seus 250 anos e lançará hoje à noite, oficialmente, a procissão do Senhor Jesus dos Passos de 2015.
É uma manifestação religiosa das mais importantes do estado de Santa Catarina que leva fieis no sábado, à noite, no domingo à tarde, milhares de fies ao centro de Florianópolis entre a Catedral e o Hospital de Caridade numa demonstração de fé.
Então, será lançada este ano aqui nesta Casa, em sessão especial, hoje, à noite, às 19h, numa solenidade que homenageará diversos ajudantes desta grande procissão. Quem fará uso da palavra pela Irmandade será o ex-vereador Aloísio Acácio Piazza. Convido todos os deputados que puderem se fazer presentes nessa sessão especial, em homenagem à Irmandade Senhor dos Passos.
Seria isso, sr. presidente.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)