Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/05/2021
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Sente-se indignado em ouvir pessoas defendendo eventos com o tema "criança veada", esclarecendo que o problema é usarem dinheiro público para isso. Pede que usem o próprio dinheiro para defender suas ideias, e não o dinheiro do pagador de impostos. Menciona pessoas da área da Cultura, músicos, que estão passando necessidade e não conseguiram esse recurso. Considera que os fatos estão sendo relativisados e está se perdendo o bom senso.
Afirma que se vive numa democracia, onde os debates e a oposição fazem parte, mas certas coisas que não se pode deixar passar em branco. Ressalta que Bolsonaro foi eleito Presidente abaixo de rotulações como ditador, machista, homofóbico, sexicista, e até nazista, entre outros, mas esses ataques falaciosos logo caem em descrédito. Registra um grande evento pró-Bolsonaro, no Rio de Janeiro, nesse final de semana, uma motociata, e mostra um vídeo do evento, onde, ao final, se vê um insulto aos catarinenses que apoiam o Presidente, vindo de uma colega desta Casa. Lamenta a comparação feita, por estar insultando pessoas, ainda que se tenha a liberdade para achar o que bem entender. Fala que a postagem dá a entender que o apoiador de Bolsonaro odeia judeus, odeia negros, porque se o compara a Hitler, os seus apoiadores seriam, então, nazistas.
Relata que Hitler, no poder, desarmou a população, mas Bolsonaro quer dar liberdade da pessoa se defender, armando o cidadão de bem. Acredita que tais ataques sejam por falta de conhecimento histórico, e manifesta-se contra esse tipo de insulto aos catarinenses que votaram no Presidente e o apóiam. Enfatiza que algumas pessoas da política tradicional não conseguem se conformar com um cara que vai às ruas, e as pessoas saem de casa para lhe aplaudir, não sendo pagas por ONGs, ou por sindicatos, com dinheiro público. Finaliza com a seguinte frase de Lenin: "Acuse-os do que você faz, e chame-os do que você é." [Taquígrafa: Eliana]