Pronunciamento

JESSÉ LOPES - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/03/2019
DEPUTADO JESSÉ LOPES (Orador) - Refere-se ao trabalho do deputado Bruno Souza, considerando uma honra poder trabalhar com o mesmo, pois concorda com os seus posicionamentos.
Declara que preza muito pela segurança pública e hoje teve o prazer de conhecer o Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, que o surpreendeu positivamente, pois lá os detentos trabalham, num ambiente agradável e limpo, com segurança e organização.
Agradece a recepção que teve do instrutor do GTI, Carlos, que organizou a visita, com um sistema de segurança para que fosse possível transitar e conhecer todos os departamentos.
Chamou a sua atenção o fato de que os detentos podem trabalhar, se assim o desejarem, com as empresas que lá estão, e que o fazem visando a ressocialização.
Declara que são muitos os pontos positivos que constatou, mas também são muitas as demandas, como a falta de efetivo, que acontece também na Polícia Civil, Militar e no Corpo de Bombeiros, além do Deap, que hoje trabalha com menos de 1/3 do que deveriam trabalhar, tendo em vista o número de presos. Complementa que aumentando o número de presos, também aumenta o trabalho do agente penitenciário, que se torna muito problemático, porque são muito cobrados pelas comissões de Direitos Humanos. Essa consciência é muito importante.
Outro fato que considera relevante é a questão das multas, pois numa perseguição policial a um bandido é preciso ultrapassar sinal e radar, sendo isento de multa, assim como o bombeiro, mas no caso do carro do Deap isso não acontece, e a lei precisa ser alterada, pois é um descaso com o servidor. [Taquígrafa: Sara]