Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 111ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/12/2009
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. e sras. parlamentares, quero aqui, nesta tarde, falar a todos aqueles que nos acompanham no plenário e em suas residências pela TVAL sobre vários assuntos da comunidade.
Gostaria, obviamente, de iniciar com o assunto que talvez seja o que mais já falei desta tribuna, srs. parlamentares, e não posso deixar de fazê-lo novamente.
Todos os deputados estaduais aqui andam muito na estrada e com certeza, deputado Ismael dos Santos, uma das estradas mais transitadas por esses parlamentares é a BR-470. Todos nós ouvimos e estamos insistentemente ouvindo novelas e novelas, promessas e promessas sobre a duplicação da BR-470.
Eu quero aqui parabenizar o Jornal de Santa Catarina e ler o que o próprio jornal disse aos parlamentares:
(Passa a ler.)
"Um passo para frente e dois para trás. Assim caminha o processo de duplicação da BR-470 entre Navegantes e Indaial. A obra prevista para começar nos primeiros meses de 2010, como prometeu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista ao Painel RBS, em maio de 2008, foi prorrogada para o primeiro semestre de 2011. Os motivos do atraso são o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e o projeto executivo."[sic]
Srs. parlamentares, novamente o cronograma da duplicação da BR-470 foi atrasado, foi prorrogado, e o estudo do impacto ambiental, cuja entrega foi prometida, em julho de 2009, foi novamente, srs. parlamentares, prorrogada, agora para abril de 2011. Já o projeto executivo, que estava previsto para o início do mês de novembro deste ano, agora que venceu o prazo, foi previsto para abril de 2011. Ou seja, é mais uma enganação para a população brasileira. Infelizmente o governo brinca com a comunidade do vale do Itajaí, e engana cada vez mais.
Eu não duvido que usem isso no palanque, como promessa eleitoral, e vão dizer que se ganharem as eleições, irão fazer a obra no início do próximo ano. Não duvido que utilizem novamente a BR-470 como mais uma promessa de palanque! Por isso não posso aqui deixar de manifestar o meu repúdio ao DNIT, a todos os envolvidos no processo, pois estão atrasando a obra. E o processo do estudo de impacto ambiental tem um atraso não de um mês, de dois ou de três meses, mas de quase dois anos, o que é algo lamentável!
Mas ainda bem que nesta tarde não falarei só de coisas ruins, também vou falar de coisas boas. Tive a oportunidade de participar, deputado Jailson Lima, v.exa. que é do alto vale, de uma cerimônia em que o Deinfra fez a entrega do sistema de monitoramente e acionamento via satélite das barragens do alto vale: a de José Boiteux, a de Taió e a de Ituporanga. E aquelas barragens realmente agora, tendo um processo extremamente moderno, um processo inédito no país, recebem definitivamente esse serviço por satélite, um acompanhamento, um monitoramento de 24 horas, o que dará mais segurança, mais tranquilidade para toda a comunidade, no que tange à questão das barragens do alto vale, o que com certeza terá um papel fundamental.
Esse processo de monitoramento tivemos a oportunidade de iniciar quando éramos secretário de estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Não só o monitoramento, não só a vigilância, mas também a própria recuperação, as obras civis que tiveram que ser feitas naquelas barragens para que as pessoas possam ter mais segurança com relação à sua operação, além do sistema que a Furb implantou, srs. parlamentares, de análise do nível do rio, para poder até fazer a previsão do nível com cerca de dez horas de antecedência.
Ainda há muita coisa a ser feita, há muitos passos a serem dados, até que possamos ter definitivamente essa questão da prevenção das cheias controladas no vale do Itajaí. Mas esse processo de monitoramento e acionamento via satélite, que foi entregue hoje à comunidade, realmente é um passo inédito e muito importante para todos nós.
Eu gostaria de encerrar o meu pronunciamento, e não poderia fazer de forma diferente, parabenizando o presidente estadual do Democratas, senador Raimundo Colombo, por ter tomado publicamente uma posição e por ter mostrado a sua conduta, a sua ética com relação ao processo que envolve o governador José Roberto Arruda, antecipando a sua posição de que é favorável à sua expulsão imediata.
Quero parabenizá-lo por sua coragem e postura, mostrando que, acima de tudo, mantém os seus princípios éticos.
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Ismael dos Santos - Deputado Jean Kuhlmann, não importa se o dinheiro da corrupção está escondido na meia ou na cueca, pois corrupção é corrupção. E não há o que explicar, há o que lamentar. Sem dúvida alguma que a ética da política brasileira ficou mais pobre neste final de semana.
Mas quero parabenizar o senador Raimundo Colombo por essa atitude rápida, asceta, porque, afinal de contas, sem transparência, sem ética e sem moralidade não há futuro.
Obrigado, deputado.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Eu tenho certeza, deputado Ismael do Santos, que a postura do senador Raimundo Colombo não é uma postura isolada, é a postura do nosso grande líder em Santa Catarina. E eu tenho certeza também de que essa mesma postura é seguida pela bancada e pelos filiados do DEM no estado de Santa Catarina, que não podem admitir nem aceitar as imagens que nós vimos.
Por isso, como v.exa. falou, não existe local, pode ser na cueca, na meia, corrupção é corrupção. O que importa é a postura que temos que adotar e a postura do senador realmente não deixa dúvidas quanto à sua conduta, a sua ética, à sua moral e quanto, acima de tudo, aos princípios que vêm conduzindo o nosso partido neste estado.
Então, eu gostaria de efetivamente parabenizar o senador Raimundo Colombo pela postura clara, rápida e objetiva a favor da expulsão imediata do governador José Roberto Arruda.
Muito obrigado!
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)