Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/09/2013
O SR. DEPUTADO JEAN KULHMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, sras. deputadas, todos que nos acompanham pela TVAL, não vou ocupar os dez minutos, mas quero fazer um registro nesta tarde. Novamente o vale do Itajaí teve problemas com as cheias no final de semana, mais uma vez vários municípios, cerca de 50 cidades com problemas decretando estado de emergência, também ocorreram problemas de deslizamentos e alagamentos.
Fiquei surpreso com a união da população, mas ao mesmo tempo, deputado Sargento Amauri Soares, fiquei admirado com a capacidade de mobilização e organização das pessoas.
Estava presente ontem quando o governador Raimundo Colombo foi a Blumenau e deu uma entrevista coletiva, falou do trabalho que o estado vai fazer, também falou do decreto de emergência, e lá tive a oportunidade de receber o relato do comandante Júlio, que comanda o Corpo de Bombeiros em Blumenau, e me contou a situação local. Eu o questionei perguntando: Comandante, vocês estavam preparados, como foi a organização de vocês? Para minha surpresa, o comandante respondeu que os bombeiros estavam preparados, tinham viaturas, havia pessoas para ajudar, enfim, estavam totalmente organizados para atender a população, e a comunidade no caso de deslizamentos, no caso de socorrer uma casa. Eram cerca de dez viaturas, aproximadamente, pelo que o comandante relatou.
E perguntei: Comandante Júlio, quantas ocorrências os bombeiros atenderam nesse período? O comandante colocou que foram mais de 200 famílias desabrigadas em Blumenau, deputado Sargento Amauri Soares, e o número de ocorrências que o Batalhão de Corpo de Bombeiros atendeu durante as chuvas foi zero. Este é o número de famílias e pessoas que pediram socorro para o Corpo de Bombeiros de Blumenau. Foi zero! E eu me impressionei.
Por isso, estou nesta tribuna hoje, porque quero parabenizar a comunidade, parabenizar as pessoas, também os veículos de comunicação, porque foram antevendo a ocorrência de chuvas, divulgando para as pessoas como estavam acontecendo as coisas, o que iria acontecer, e as pessoas de forma muito organizada foram se mobilizando. Eu olhava na rua e via a população se organizando.
Lembrei a época em que era presidente de uma associação de moradores, quando não esperávamos pelo poder público, mas cada cidadão fazia a sua parte, ajudando o seu vizinho, ajudando a sua comunidade, ajudavam as pessoas que estavam em volta, ajudavam o próximo. Percebi o quanto o vale do Itajaí é forte, o quanto esse povo é organizado, o quanto esse povo luta, o quanto esse povo sabe se mobilizar e se organizar.
Por isso, fiz questão de ocupar hoje a tribuna, deputado Romildo Titon, para parabenizar a população do vale do Rio Itajaí, que deu demonstração de organização, demonstração de superação, e com a própria água da chuva, com a água do rio quando estava baixando, já estavam lavando as suas lojas, as suas ruas, lavando a calçada, lavando até o asfalto da via pública, mostrando o quanto esse povo do vale do Itajaí se supera.
Quero parabenizar todos que de alguma forma contribuíram, também o poder público e, principalmente, a comunidade do vale do Itajaí.
Queremos dizer que é para essas pessoas que temos que nos empenhar, srs. parlamentares, e que é para elas que estamos aqui e temos que cobrar que a Defesa Civil, o governo do estado e o governo federal façam a sua parte fazendo a elevação das barragens de Taió e de Ituporanga, construindo novas barragens no vale do Itajaí, construindo a barragem de Botuverá e fazendo obras de retificação e de melhoria do canal do rio para que justamente a água possa escoar, para que a água possa ser contida na nascente na parte onde é importante ser contida e para que realmente as pessoas estejam protegidas.
Mais uma vez, essa enchente demonstrou que o povo faz a sua parte. Mais uma vez, essa enchente mostrou que o povo do vale do Itajaí é organizado. Agora, cabe a nós, parlamentares e cabe ao governo do estado e ao governo federal continuarem com o plano de mitigação de cheias e desastres naturais no vale do Itajaí, fazendo com que essas obras do Pacto por Santa Catarina saiam realmente do papel; fazendo com que o radar meteorológico - e o governador Raimundo Colombo já deu a ordem de serviço, já foi contratado e deve ser instalado até a metade do ano que vem e estar funcionando até lá - realmente funcione para melhorar as condições de previsibilidade; fazendo com que as obras das novas barragens e de elevação das atuais barragens realmente saiam do papel para proteger ainda mais o cidadão. Porque novamente o povo deu um exemplo para todos nós, mostrando que Santa Catarina, apesar de todos os desafios, é um orgulho para este país.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)