Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/04/2012
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Muito obrigado, sr. presidente. Quero cumprimentar todos os parlamentares e todos que nos acompanham em suas residências, pela Rádio Alesc ou então pela TVAL. Parabenizo a rainha e as princesas que estiveram aqui divulgando a sua festa.
No município de Blumenau temos a Oktoberfest, um dos eventos que fazem da cidade o melhor lugar do estado para se viver, tanto é que Blumenau recebeu da Firjan o título de Melhor Cidade do Estado para se Viver. Em 2005, recebeu a condição de 11ª no estado em qualidade de vida e hoje é a primeira. E agora Blumenau recebe não somente o título da Firjan, mas recebe mais uma notícia positiva, de que não lidera no estado apenas em termos de qualidade de vida, mas também lidera em termos de geração de emprego.
Blumenau lidera o ranking catarinense na geração de empregos; foram mais de 4.900 empregos gerados no primeiro trimestre deste ano. Se fizermos uma avaliação em nível nacional, Blumenau é a 13ª no país, perdendo para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Goiânia, Franca, Campinas, Recife, Salvador, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.
Se comparar o tamanho das cidades que estão à frente de Blumenau em geração de empregos, é um orgulho para Blumenau, uma cidade com aproximadamente 300 mil habitantes, liderar em Santa Catarina a geração de empregos. Foram quase 5.000 empregos no primeiro trimestre deste ano. E isso é um orgulho para uma cidade que saiu de uma catástrofe, que passou por uma enchente, é orgulho para uma cidade feita de um povo trabalhador, que não espera favores do governo federal nem do governo do estado e demais que existem, uma cidade que com seu povo, seu governo municipal, sua gente, faz a grande diferença.
Tenho certeza de que o governador Raimundo Colombo olha com muito carinho e vem trabalhando também para cobrar da presidente Dilma Rousseff, por exemplo, a duplicação da BR-470.
Já ocupei a tribuna para falar no projeto de prevenção de enchentes e de mitigação de desastres naturais. Imaginem, sras. deputadas e srs. deputados, a cidade de Blumenau, líder catarinense em qualidade de vida pela Firjan e agora no Caged, Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados, com a BR-470 duplicada. Imaginem se os governos anteriores já tivessem feito o que hoje o governador Raimundo Colombo planeja, que é um plano diretor de prevenção de cheias e desastres naturais. Imaginem se isso já estivesse pronto. Imaginem como Blumenau seria muito melhor.
Então, parabenizo o prefeito João Paulo Kleinübing, a administração do município, porque com tantos gargalos, com tantos desafios na questão de burocracia, na questão de falta de infraestrutura para chegar até Blumenau, com a questão da catástrofe, da enchente, mesmo com tudo isso, Blumenau consegue ser pelo índice da Firjan a melhor cidade do estado para se viver. E agora recebe a notícia de que é a 13ª no Brasil em geração de emprego e a primeira em Santa Catarina, gerando mais emprego do que Joinville, uma cidade muito maior, mais do que Florianópolis, uma cidade também maior, ou seja, é um orgulho ser blumenauense, amar essa cidade e lutar por ela.
Quero parabenizar cada cidadão que ajuda a construir Blumenau, porque esse número somente é possível graças ao trabalho desse povo maravilhoso, que nasceu ou que adotou a cidade, porque conheço muita gente que não nasceu em Blumenau, mas que adotou essa cidade de coração, como se tivesse nascido lá.
Parabenizo a prefeitura municipal, porque é no trabalho em conjunto entre o poder público municipal, entre a população, que vemos a diferença. Aí alguns vão dizer que isso é uma política nacional. Quero dizer que a questão nacional, o próprio relatório do Caged, diz que a situação está complicada. E, por exemplo, em cidades como Florianópolis o índice é negativo, ou seja, houve um decréscimo e não um acréscimo na geração de empregos.
Então, Blumenau teve o acréscimo, sim, pela ousadia do seu povo, pela garra, pela luta da sua comunidade e pela competência do governo municipal, que soube aproveitar isso e soube unir as empresas, a população.
Deputado Silvio Dreveck, v.exa. que foi prefeito sabe o quanto é importante uma cidade que passou por uma catástrofe, uma cidade que passou por uma enchente, graças ao povo, graças à união do poder público municipal, poder comemorar que não é apenas a primeira cidade no estado em qualidade de vida, como diz a Firjan, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, como também, no primeiro trimestre de 2011, tornar-se a cidade em Santa Catarina que mais gerou emprego.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)