Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 085ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/10/2010
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, público que nos acompanha neste momento pela Rádio Alesc Digital e pela TVAL, quero cumprimentar todos os senhores e as senhoras.
Gostaria, de uma forma muito singela, nobres amigos e colegas, de dizer 59.789 vezes muito obrigado a todos os catarinenses. Com certeza, estar hoje aqui, deputado Antônio Ceron, é uma alegria muito grande.
Fui um jovem que, com 21 anos de idade, tive a oportunidade de disputar a minha primeira eleição. E na época o meu pai era para ser candidato a vereador, mas como ele não quis disputar, acabou colocando este seu filho. Fui um jovem que, na primeira eleição, mal e mal conhecendo os seus vizinhos, mas conhecendo apenas o movimento estudantil, resolveu disputar a eleição com 21 anos de idade. Fui suplente de vereador com 1.100 votos. Depois, quatro anos mais tarde, com 25 anos de idade, fui eleito vereador pela primeira vez com 3.242 votos, sendo naquela eleição já, deputado Antônio Ceron, o vereador mais votado do PFL no ano 2000. Quatro anos depois, com 29 anos de idade, fui candidato a vereador novamente, deputado Kennedy Nunes, e obtive 7.984 votos. Tive a oportunidade, naquela eleição, de me tornar o vereador mais votado da história de Santa Catarina.
Com 31 anos de idade, resolvi, então, disputar uma vaga nesta Casa. Fazendo 38.047 votos, ocupei o meu espaço durante quatro anos. Utilizei a tribuna desta Casa, tive o apoio de todos os servidores deste Poder, de todos os companheiros do partido, de lideranças comunitárias, de cada cidadã e cidadão do município onde eu tive a oportunidade de atuar.
Hoje, com 35 anos de idade, ocupo esta tribuna tendo o orgulho de ser o quarto deputado estadual mais votado de Santa Catarina. E dentre os mais votados, deputado Kennedy Nunes, sinto o mesmo orgulho que v.exa. tem de ser o deputado mais votado da sua cidade. Com 34.430 votos, agora não sou apenas o vereador mais votado da história de Blumenau, mas também, com muito orgulho, deputado Antônio Ceron, o deputado estadual mais votado da história de Blumenau. Isso é um orgulho para quem não tem uma história familiar na política, para quem começou como suplente de vereador, para quem lutou e buscou o seu espaço.
Para mim é um orgulho não apenas ser o mais votado de Blumenau, mas, entre todos nesta Casa, ser o deputado estadual que mais fez votos numa única cidade. Isso é um orgulho muito grande e quero compartilhar este momento com v.exas.; quero compartilhar com o meu gabinete, com a minha família, com os meus amigos, com aquelas pessoas que acreditaram no Jean Kuhlmann e acreditaram que, acima de tudo, posso fazer, sim, uma política limpa, séria, honesta e correta, uma política, deputado Nilson Gonçalves, olhando nos olhos, olhando para as propostas e olhando para as pessoas. Fico muito feliz por saber que posso, sim, fazer uma política desta forma: de forma propositiva e construindo o futuro de Santa Catarina acima de tudo.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Deputado, eu confesso a v.exa. que fiquei impressionado com o número de votos que o senhor obteve nesta eleição. Fazendo uma reflexão um pouco mais profunda, cheguei à conclusão que não tem nada de surpresa nisso, até porque encontrei v.exa. em Massaranduba. E quando mal estava terminando a missa, v.exa. já estava fazendo a distribuição de santinhos. Eu fiquei impressionado e só tenho que dar os parabéns a v.exa. pela sua tenacidade e objetividade no trabalho. Fico até contente que sobrou alguma coisinha para mim na região de Massaranduba. V.Exa. fez lá uma roçada grande, mas sobraram algumas famílias lá que ainda me deram um votinho de apoio.
Quero parabenizá-lo e desejar mais quatro anos de feliz convivência nesta Casa. V.Exa. merece! Um grande abraço!
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Muito obrigado, deputado Nilson Gonçalves.
Quero dizer também que fico muito feliz. Aliás, quando podemos fazer uma política na comunidade, como fizemos naquele dia em Massaranduba, não só o respeito ao eleitor é importante, deputado Nilson Gonçalves, mas também o respeito entre os parlamentares. Nós nos encontramos naquele evento e tivemos oportunidade de trocar o santinho, fazer uma boa conversa, fazer com que houvesse o respeito entre os candidatos. Essa é a política de alto nível. Essa é a política que nós temos que pregar e essa é a política que o eleitor quer. Não uma política em que o candidato vai falar mal do outro, mas, sim, uma política em que vamos falar das nossas propostas, das nossas ideias.
Foi assim que eu tive o carinho de Massaranduba, Gaspar, Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Timbó, Ascurra, Tijucas, Rio do Sul, Penha, Florianópolis, Pomerode, deputado Gilmar Knaesel, Taió, Bombinhas, Rodeio, Witmarsum, Benedito Novo, Vitor Meireles, Piçarras, Guabiruba, José Boiteaux. Foram ao todo 138 municípios onde tive a oportunidade de buscar o meu espaço e ter o apoio dos meus amigos.
Agora não é só comemorar, não é só vir aqui e agradecer. Quero também reafirmar o meu compromisso - e aí quero pedir o apoio dos deputados do vale do Itajaí, aqui representados pelo deputado Dado Cherem -, acima de tudo, pela manutenção do fórum que irá lutar pela duplicação da BR-470 nesta Casa, uma obra vital e de extrema importância para o vale do Itajaí.
Reafirmo também o meu compromisso com a criação de um consórcio ou de um sistema eficaz para que possamos ter um sistema de proteção do combate às cheias, às catástrofes, aos desastres naturais no vale do Itajaí, para que não tenhamos mais uma entidade cuidando das barragens, outro grupo cuidando do sistema de telemetria e outro cuidando da questão do nível do rio para saber a questão matemática. Enfim, deputado Serafim Venzon, o que não podemos mais ter é uma falta de controle no sistema de proteção de cheias do vale do Itajaí.
Quero aqui reafirmar o meu compromisso de lutar pela criação do consórcio, de um sistema eficiente que não vai apenas se preocupar com a manutenção das barragens ou com a manutenção do sistema de telemetria, mas que vai, acima de tudo, preocupar-se com a manutenção, com a questão da continuidade, com a operação e com investimentos futuros. Hoje ainda reina uma bagunça nesse sistema e não podemos mais permitir que isso aconteça.
Dentre essas propostas, há outras mais simples também, como a própria manutenção de um escritório de atendimento à comunidade. O deputado Nilson Gonçalves sabe tão bem como é importante atender à população na sua base, porque, às vezes, as pessoas trazem para nós os grandes problemas da sociedade, mas muitas vezes também trazem o problema da sua família. E cabe ao deputado buscar os meios, os contatos e o caminho para resolver o problema da sociedade, seja um problema grande que atinge todo o vale do Itajaí, seja um problema que atinge o estado como um todo, seja um problema que atinge o município ou seja um problema que atinge uma família, porque o eleitor precisa da atenção do parlamentar. E é com essa atenção, esse respeito, esse carinho e essa dedicação que eu quero reafirmar o meu compromisso com Santa Catarina, porque é para isto que o deputado é eleito: para ajudar a população e diminuir as distâncias entre o Legislativo, o Executivo e o povo de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)