Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 061ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/08/2013
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Sr. presidente, srs. parlamentares, sras. parlamentares e companheiros desta Casa.
Quero desejar, primeiramente, a todos um bom semestre e que possamos trabalhar muito no sentido de votarmos projetos importantes nesta Casa, como defendermos e lutarmos pelas ações do Executivo, seja na esfera municipal, estadual ou federal, que interessem à nossa população.
Essas ações são importantes para defender as pessoas mais humildes, a sociedade, que mais precisa do nosso trabalho como parlamentar, que mais precisa do nosso trabalho de intervenção, porque neste país, felizmente, os deputados, os vereadores, os parlamentares ainda têm o papel importante de tentar resolver os problemas e os gargalos do Poder Executivo e as injustiças que acontecem com a sociedade. Então, temos que fazer cobranças importantes, de forma constante, com relação às ações que são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas.
É dentro desse aspecto, sr. parlamentares, que quero desejar a todos um bom trabalho, um bom semestre e já de cara falar sobre um assunto importante. Foi assinada a questão da ordem de serviço dos lotes 3 e 4 da BR-470. Todo o processo de duplicação da BR-470 tem aproximadamente 7 Km. No lote 3 são 12,9 Km e no lote 4 são 15,4 Km. Esses lotes vão ser executados pela empresa vencedora da licitação, a empresa Sulcatarinense, que tem um papel fundamental, porque é o lote mais conturbado na questão do trânsito daquela região.
Então, temos que fazer o grande papel de cobrança, deputado Ismael dos Santos, v.exa. que também é de Blumenau; deputado Gilmar Knaesel, de Pomerode; deputado Taxista Voltolini, de Timbó, nossa região, e deputada Ana Paula Lima. Não uma cobrança político-partidária, mas uma cobrança no sentido de fazer com que a burocracia não atrapalhe essa obra, ou seja, fazer com que a empresa contratada não busque artimanhas para aumentar o custo da obra; fazer com que ela realmente aconteça e saia do papel. A nossa função, o nosso papel como parlamentares será justamente fazer com que as entranhas da burocracia não atrapalhem a execução dessa obra tão importante para Santa Catarina.
Eu tive a oportunidade de sugerir a esta Casa a criação de um fórum permanente de duplicação da BR-470. Então, vamos fazer com que esse fórum realmente trabalhe. Hoje é a deputada Ana Paula Lima que coordena o fórum, ano que vem deverá ser o deputado Aldo Schneider, conforme combinado entre todos os parlamentares.
Então, temos que trabalhar para que esta Casa acompanhe de perto esse processo, a fim de que realmente aconteça não somente em relação à duplicação da BR-470, como também tudo que envolve o alto vale, que é o viaduto do município de Lontras, o novo acesso a Rio do Sul, o acesso a Trombudo Central e a Pouso Redondo. Tudo isso envolve a BR-470.
É preciso trabalhar também para que o alto vale seja beneficiado, pois essas intervenções são muito importantes para garantir a segurança das pessoas, ou seja, garantir a vida em primeiro lugar. E a duplicação da BR-470 é mais do que uma obra de concreto, é mais do que uma obra de terraplanagem, é uma obra para garantir a vida das pessoas que transitam por lá. Por isso vamos acompanhar todo o processo.
Quero também parabenizar, sr. presidente, o grupo RBS, que tem uma campanha específica: BR-470, Todos de Olho. É uma campanha em que o grupo RBS colocou, através de um jornal de Santa Catarina, um site exclusivo para acompanhar a execução dessa obra. E nós, parlamentares, a população e os veículos de comunicação têm que trabalhar de forma conjunta, interagindo no sentido de garantir que essa obra seja executada. Os recursos estão sendo colocados à disposição. Temos que cobrar, desde o Executivo federal, para que esses recursos continuem à disposição até que a obra seja executada pelas empresas.
Esse é o nosso trabalho! Por isso quero desejar sucesso a todos, mas dizer que a obra somente tem validade se realmente sair do papel. Assim sendo, o nosso trabalho e o trabalho dos veículos de comunicação são muito importantes no sentido de tornar cada vez mais transparente esse processo.
Quero também aproveitar, sr. presidente, para lembrar os 30 anos da enchente de 1983, que atingiu o vale do Itajaí. Inclusive esta Casa já realizou uma sessão especial para o lançamento de um livro que trata desse assunto.
No dia 1º de agosto de 1983, a enchente atingia 11m. Foi a sexta subida consecutiva. Foram seis picos naquela enchente. Eu me lembro disso porque a minha casa ficou isolada. Naquela época, eu tinha oito anos de idade e acompanhava meu pai numa canoa. Então, conheço e sei de perto o que foi aquela enchente. E justamente há 30 anos a nossa cidade de Blumenau, o vale de Itajaí, sofria a sexta subida do rio, chegando a 11m no dia 1° de agosto.
Realmente as ações estão sendo executadas agora pelo governo do estado, através de financiamentos, de recursos do próprio governo do estado, do governo federal, para elevar as nossas barragens e proteger a nossa população do vale, para que não possamos ver uma nova enchente como aquela.
Que esses 30 anos possam servir, srs. deputados, para demonstrar a importância do programa de prevenção de cheias do vale do Itajaí, que está sendo executado pelo governador Raimundo Colombo.
Na condição de presidente da comissão de Defesa Civil desta Casa, vou trabalhar muito para que essas obras saiam do papel, cobrar da secretaria de Defesa Civil, cobrar do governador, cobrar de todos, para que jamais o vale de Itajaí volte a passar por uma enchente como passou há 30 anos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)