Pronunciamento

Jean Kuhlmann - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/05/2011
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Boa-tarde, sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, quero cumprimentar todos, cumprimentar os professores, as pessoas que nos ouvem pela Rádio Alesc Digital, que nos assistem pela TVAL, o público aqui presente. Sr. presidente, gostaria, primeiramente, de agradecer um convite que recebi do BRDE, presidido pelo ex-deputado federal, ex-prefeito de Blumenau, Renato de Mello Vianna, que vem conduzindo o BRDE com maestria, fazendo um grande trabalho. Então, quero, de público, agradecer pelo relatório da administração, das atividades, que recebi do BRDE, referente ao ano de 2010 e convidar todos os parlamentares para uma homenagem que será feita nesta Casa ao BRDE, no dia 15 de junho, pela passagem dos seus 50 anos de atividade.
Muitas pessoas não ouvem falar do BRDE porque é uma instituição que não faz propaganda, não divulga suas atividades, mas com certeza tem um papel fundamental no crescimento do estado, na geração de emprego e de renda. E quando falamos das atividades do BRDE, são milhares de operações de crédito feitas, em que várias empresas, para comprar uma máquina, para fazer a ampliação do seu parque fabril, necessitam buscar um recurso emprestado. As pessoas que querem empreender, que querem arriscar, que querem gerar emprego, efetivamente, precisam do BRDE, pois ele tem o papel fundamental de acreditar nas pessoas, nos empreendedores, e vem fazendo isso com maestria há 50 anos.
Por isso, gostaria de agradecer pelo relatório que recebi e desde já parabenizar o presidente Renato de Mello Vianna pelo trabalho que vem fazendo, pela condução dentro dos rigores da lei, fazendo com que realmente o crédito seja estendido para quem precisa. Mas, acima de tudo, fazendo com que o crédito chegue, realmente, a quem vai gerar o emprego, a quem vai sustentar a sua família e dar a garantia da qualidade de vida a todos.
Por isso, parabenizo o BRDE pela passagem dos 50 anos, eis que faz um grande trabalho na pessoa do presidente Renato Vianna.
Também quero registrar e agradecer o carinho dos servidores estaduais do Instituto Geral de Perícias, que me receberam no dia de ontem. O slogan do instituto tem um símbolo bonito, parecido com o da Polícia Civil, que diz: Da prova nasce a verdade. Ontem, estive em Blumenau visitando o IML do Instituto Geral de Perícias e fiquei sabendo que eles hoje são os grandes responsáveis por fazerem todas as identidades nos municípios catarinenses, documento de identificação, de certidões, carteira de identidade, identificação de pessoas que, por algum motivo, vieram a falecer no IML. São feitas todas as perícias de engenharia, ambientais e estruturais, enfim, todos os tipos de perícias, inclusive, na questão dos veículos, são feitas no IGP, que antigamente era um órgão subordinado à Polícia Civil, mas que no ano de 2005 foi desvinculado e que, hoje, sofre alguns problemas pela falta de recursos para manter a sua estrutura.
Então, este deputado, juntamente com o deputado Ismael dos Santos, fez uma visita e conheceu as instalações do IGP do município de Blumenau. Fomos conhecer os peritos, as pessoas que trabalham diretamente com essa questão de criminalística e os médicos que lá prestam serviços. Tivemos a oportunidade de ver o quanto a atuação do IGP é importante no processo do inquérito destinado a desvendar um crime, identificar algo que a Justiça solicita ou que a Polícia Civil pede. Ficamos, dessa forma conhecendo várias questões, várias formas do processo, matamos algumas curiosidades, tanto este deputado quanto o deputado Ismael dos Santos, e verificamos realmente o quanto aquele instituto é importante e o quanto os srs. parlamentares, às vezes, pecam em criar uma estrutura independente sem dar a devida condição de sustentabilidade.
Acontece que a estrutura continua, vira independente na questão do organograma, mas ligada diretamente à secretária da Segurança Pública. Contudo, na questão orçamentária continua tendo que pedir favor para comprar equipamentos, para comprar luvas, enfim, para comprar tudo que é preciso para realizar as perícias. Inclusive, um perito da área ambiental, para fazer uma vistoria, tem que pedir um veículo emprestado de outro órgão público.
Estivemos, ontem, verificando o trabalho feito pelo IGP, que é realizado sem as mínimas condições, que atua, muitas vezes, tendo o apoio da universidade local, deputado Dirceu Dresch, que empresta material e dá condições para que os servidores possam trabalhar e prestar o seu serviço com dignidade. Mas eles se superam, fazem a diferença com qualidade e realmente ajudam a desvendar vários crimes que acontecem na nossa comunidade. E isso é algo extremamente importante. O IGP tem um papel fundamental!
Por último, gostaria, sr. presidente, de registrar que esta semana os jornais de Santa Catarina deram destaque para várias obras que estão acontecendo no município de Blumenau: obras de esgoto, corredores de ônibus, ponte, viaduto da via expressa, avenida Beira-Rio, rotatórias da rua Guilherme Jensen. Realmente o município de Blumenau virou um canteiro de obras.
Tive a oportunidade, na semana passada, deputada Ana Paula Lima, desta tribuna, de falar da dificuldade dos shoppings que estão sendo inaugurados em conseguir encontrar mão de obra. Estivemos verificando, no último sábado, na inauguração do Blumenau Norte Shopping, que estava lotado e precisando de pessoas para trabalhar. Ou seja, mostra realmente o crescimento da cidade, o desenvolvimento de Blumenau e o quanto isso é importante à geração de empregos. E são obras não somente vindas do poder público municipal, mas da iniciativa privada, como o shopping que foi inaugurado e outro que será inaugurado daqui a dois ou três meses.
Tive a oportunidade de visitar a Dudalina, que mostra como o mercado está crescendo, trabalhando para as mulheres, no sentido de criar uma nova moda de camisa. E isso vem agregando trabalho à nossa cidade, à região do vale do Itajaí - não somente em Blumenau, mas também em outros municípios.
Tenho certeza de que é algo extremamente importante e que melhora a qualidade de vida da comunidade, pois gera renda para as pessoas e faz com que o nosso trabalhador possa dar dignidade à sua família e sustentá-la. Então, essas obras do poder público têm um papel fundamental.
Aqui quero fazer um apelo ao governador no sentido de que continue ajudando o município de Blumenau e pedir também à presidência da República, à presidente Dilma, que ajude na questão da duplicação da BR-470, que é algo vital para a continuidade do crescimento de Blumenau, da região do vale, eis que vai fazer com que a região continue crescendo.
Imaginem, srs. parlamentares, se tudo isso hoje acontece sem ter uma BR-470 duplicada, imaginem, srs. e sras. parlamentares, se tivéssemos uma BR-470 duplicada? Com certeza, uma rodovia fundamental para o crescimento de todos os municípios do vale do Itajaí, para o atendimento da região oeste que precisa exportar a sua produção, garantir o emprego, a renda para aquele povo sofrido que merece ter a sua qualidade de vida também.
Então, na BR-470, somente este ano, infelizmente, já ocorreram 40 mortes; no ano passado foram cerca de 100 mortes. Ela não perde o título de rodovia da morte. Então, temos que trabalhar justamente para garantir com que as pessoas que transitam pela BR-470 possam chegar ao seu destino com segurança, com qualidade.
A duplicação da BR-470 vai permitir que os municípios cresçam, que as pessoas tragam mais empresas para a região e que possamos ter, efetivamente, qualidade de vida para toda a comunidade.
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - O Instituto Geral de Perícias na cidade de Blumenau está em estado de calamidade, os funcionários estão trabalhando 24 horas por dia e há funcionário morando há uma semana dentro do Instituto Geral da Perícias.
Agora, o que temos que garantir para Blumenau, já que o Brasil está bem, fornecendo muito emprego em todas as áreas, é a segurança pública, o que, infelizmente, não está acontecendo. Precisamos de mais policiais, mais equipamentos, mais câmeras de segurança. Temos que ter isso em Blumenau, pois, infelizmente, esse é o nosso maior problema, porque emprego tem.
O SR. DEPUTADO JEAN KUHLMANN - É com esse intuito, deputada Ana Paula Lima, que vou, in loco, verificar cada órgão. Já estive verificando o Instituto Geral de Perícias porque ouvimos falar muita coisa, mas temos que sentir. Fui lá justamente para sentir e ver a dificuldade dos servidores. E visando ao diálogo, à conversa, conhecendo a instituição in loco, todos os deputados têm que se envolver e tentar resolver o problema.
Agora, sim, posso falar com um secretário de Segurança Pública e, com propriedade, pedir alguma solução que atenda àqueles servidores.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)